A crescente demanda chinesa por eijao, uma gelatina medicinal produzida a partir da pele desses animais, tem provocado um aumento drástico no abate de jumentos, o que pode levar à extinção.
Utilizando seus ativos ambientais e cumprindo seus compromissos de proteção florestal, a Zona Franca de Manaus tem uma oportunidade única de se posicionar como um polo global de inovação tecnológica sustentável, integrando-se às cadeias de suprimento e às novas regras tecnológicas globais com uma visão de preservação e desenvolvimento equilibrado
“Vamos pautar para além de infraestrutura, os semicondutores, os drones subaquáticos e os veículos elétricos na redefinição e diversificação dessa relação econômica e fabril....
A China impulsiona a resiliência urbana com o desenvolvimento de cidades-esponja para mitigar os impactos das enchentes, visando a absorção e reutilização de 70% das águas das chuvas torrenciais até 2030.
O dado reforça a urgência de reduzir as emissões de gases poluentes por meio da transição energética, o que inclui a diminuição do uso e exploração de combustíveis fósseis.
Os ninhos de formigas da tribo Attini possuem estruturas que desempenham funções ecológicas importantes, como a ventilação do solo, reciclagem de nutrientes e a manutenção da saúde do ecossistema.
A presença das Forças Armadas na Amazônia nunca foi apenas uma operação militar. Sempre foi — e cada vez mais precisa ser — um projeto de Estado, de Nação e de futuro. Em tempos de instabilidade geopolítica, mudança climática e pressão internacional sobre os biomas tropicais, o Comando Militar da Amazônia (CMA) reafirma seu papel como guardião não apenas das fronteiras físicas, mas também das fronteiras do conhecimento, da presença institucional e da soberania cidadã.
Embora cerca de 90% das cooperativas e associações envolvidas nesse modelo adotem práticas de produção sustentável, apenas 10% conseguem acesso a crédito ou financiamento, evidenciando uma lacuna crítica no apoio financeiro à sociobioeconomia brasileira.