A ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) divulgou edital para selecionar 20 empresas de médio porte dos setores Eletroeletrônico, Metalmecânico e Termoplástico do Polo Industrial de Manaus para realização de projeto-piloto visando à difusão de tecnologias da Indústria 4.0 na região.
De acordo com a ABDI, o investimento inicial é de R$ 3 milhões e o objetivo central do projeto é promover o aumento da eficiência, da produtividade e da qualidade dos produtos, bem como a redução de custos de produção. As empresas interessadas em participar podem se inscrever até o dia 15 de abril por meio do link http://amazonia40.abdi.com.br.
Além da Suframa, apoiam também a iniciativa a Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), o Cieam (Centro da Indústria do Estado do Amazonas) e a Sepec (Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia).
O superintendente da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Algacir Polsin, afirmou que a ação faz parte de plano de diversificação das indústrias. “Particularmente aquelas ligadas à bioeconomia, assim como a expansão de outros vetores econômicos, pois sabemos que a Indústria 4.0 pode trazer desafios relacionados à redução da mão de obra e temos que buscar alternativas”, disse Polsin.
Fonte: Amazonas Atual
Comentários