STF forma maioria contra “boiada” de Salles no CONAMA

Nesta 5ª feira (26/11), a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou pela suspensão da validade da resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) que permitia a exploração de áreas de manguezais e restingas no litoral brasileiro. Dos 11 ministros, seis votaram contra a decisão do Conama – Cármen Lúcia, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Marco Aurélio Mello, José Antonio Dias Toffoli, e a relatora da ação, Rosa Weber; os demais ainda irão votar.

Em outubro, a ministra Weber decidiu liminarmente pela suspensão da resolução do CONAMA, no âmbito de ações contrárias apresentadas pelos partidos de oposição Rede Sustentabilidade, PSB e PT no STF. Para ela, a decisão do CONAMA “vulnera princípios basilares da Constituição, sonega proteção adequada e suficiente ao direito fundamental ao meio ambiente” e “promove desalinho em relação aos compromissos internacionais” do Brasil. O Globo e Valor repercutiram a votação no STF.

Em tempo: Por outro lado, a maioria do plenário do STF também decidiu ontem pela rejeição de uma queixa-crime apresentada pelo Greenpeace Brasil contra Ricardo Salles. A ação acusava o ministro de difamação, em virtude de declarações públicas dele acusando a ONG de ter sido responsável pelo derramamento de óleo no Nordeste brasileiro. Segundo o G1, a maioria dos ministros seguiram o voto da relatora, Cármen Lúcia, que entendeu que práticas de crimes de injúria e calúnia somente são possíveis quando a vítima é pessoa física, e não jurídica.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A próxima fronteira da indústria brasileira

Verticalizar cadeias produtivas, fortalecer a indústria nacional de componentes...

O sonho, o tombo e a virtude do mundo real

"A derrota da Seleção Brasileira dói porque rompe uma...

Quando faltam dados, sobra incerteza na Amazônia

"Estamos concentrados no que não interessa, para não olharmos...

Relatório dos EUA sobre aquecimento global distorce ciência, diz pesquisador

Aquecimento global: cientistas rebatem relatório dos EUA e reforçam evidências do papel humano nas mudanças climáticas.

IA faz emissões das big techs dispararem e ameaça metas climáticas

IA eleva emissões das big techs com expansão de data centers, maior consumo de energia e uso intensivo de concreto e aço.