São Paulo busca projetos para gerar energia solar na Represa Billings

A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) abriu uma chamada pública para empreendimentos flutuantes de geração e energia solar na Represa Billings, na zona sul da capital paulista. As empresas interessadas devem apresentar o formato do projeto, que pode abranger tanto a comercialização livre (em que a energia é negociada diretamente entre o produtor e os consumidores) ou de contratação regulada (feito através das concessionárias de energia).ebcebc

“A modelagem está aberta. Não estamos definindo nenhum tipo de modelo jurídico. Vamos avaliar o custo-benefício de acordo com o projeto”, explicou o subsecretário de Infraestrutura, da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), Glaucio Attorre Penna.

As propostas podem apresentar plantas que gerem entre 1 megawatt-pico e 30 megawatt-pico de energia fotovoltaica em quatro pontos pré-estabelecidos da represa. Segundo Penna, estudos preliminares apontam que entre 10% e 25% da superfície do reservatório poderiam ser aproveitados dessa forma. No entanto, ainda precisam ser feitos mais estudos, inclusive de impacto ambiental, para avaliar qual é o tamanho real desse potencial.

A chamada foi criada após um teste piloto feito pela própria Emae apresentar resultados promissores. “O teste teve um resultado muito bom, que motivou a fazer essa chamada”, disse o subsecretário. 

Os projetos apresentados agora também vão ajudar o governo estadual a definir a melhor forma de aproveitar o potencial fotovoltaico da superfície do reservatório.

A expectativa é que a chamada tenha um bom número de interessados, devido a importância que o setor da energia solar tem ganhado no Brasil e em outras partes do mundo. “Como é uma tendência mundial, compareceram diversos interessados. Nós temos muitos empreendimentos na Região Norte e Nordeste, há um interesse muito grande no mercado nesse tipo de empreendimento”, acrescenta Penna.

A chamada fica aberta por 45 dias úteis. Nesse período, as empresas também devem juntar documentos que comprovem a viabilidade técnica, financeira e ambiental das propostas.

Fonte: Agência Brasil

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.

Terras raras, soberania rara

Num mundo em disputa por minerais críticos, semicondutores, dados...

Estudo na revista Nature revela que microplásticos no ar foram superestimados

Estudo revela que microplásticos transportados pelo ar vêm majoritariamente da terra e desafiam modelos globais sobre poluição.

Após 10 anos, Brasil atualiza lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção

Nova lista atualiza cenário das espécies aquáticas ameaçadas no Brasil e reforça medidas contra sobrepesca, poluição e perda de habitat.