Os 4 R’s da Sustentabilidade

Eles nos ajudam a fazer mudanças simples que têm um impacto significativo na sustentabilidade do nosso Planeta. Os 4 R’s significam: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar.

Por José Austerliano Rodrigues
____________________

Devido à crescente consciência do impacto que temos no Planeta, os stakeholders (partes interessadas) estão hoje bem informados sobre as possibilidades de dar uma contribuição positiva para à sustentabilidade. 

Os 4 R’s são uma forma simples de nos lembrar como podemos fazer a diferença na sustentabilidade. Eles nos tornam conscientes de como manuseamos os materiais e como os jogamos fora. Os 4 R’s são claros, fáceis de lembrar e alcançáveis. Eles nos ajudam a fazer mudanças simples que têm um impacto significativo na sustentabilidade do nosso Planeta. Os 4 R’s significam: reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar.

Até agora, esses termos são usados ​​em todo o mundo. Tendo em mente os 4 R’s. Por exemplo, o governo canadense interpretou a hierarquia entre essas ações da seguinte forma:

1. Se possível, a redução de desperdício é preferida. 

2. Se forem produzidos resíduos, todos os esforços devem ser feitos para reutilizá-los. 

3. A terceira opção é a reciclagem. Embora a reciclagem ajude a conservar materiais e reduzir o desperdício, não se deve esquecer que a reciclagem envolve custos, tanto econômicos quanto ambientais. Portanto, a reciclagem só deve ser considerada quando a redução e a reutilização não são possíveis.

4. Em alguns casos, é possível extrair materiais ou energia de resíduos quando esses resíduos não são adequados para redução, reutilização ou reciclagem. Em outras palavras, recupere.

A Holanda é um dos países europeus onde a maior parte do lixo é reciclada. Os plásticos coletados são transformados em novas embalagens, enquanto o alumínio é derretido e transformado em peças para novos laptops (JASA, 2019). 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou no dia 13/02/2023, dois decretos para promover o protagonismo dos catadores no processo de reaproveitamento de materiais recicláveis e reutilizáveis no Brasil. Os atos também permitem uma mudança no modelo atual de economia circular e logística reversa do país (WWW.GOV.BR).

José Austerliano Rodrigues é administrador, analista de sustentabilidade sênior, professor de Administração e em Gestão de Sustentabilidade de marketing, com doutorado em Sustentabilidade de Marketing pela UFRJ.

Sustentabilidade

Texto publicado em ECO DEBATE

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Energia, o nervo exposto da economia global

"Economia global sob tensão: petróleo, guerras e transição verde...

Amazônia no centro do tabuleiro

"Com “Amazônia no centro”, o mundo voltou os olhos...

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.