O Rio Grande do Sul enfrenta alertas de temporais intensos e recebe um aporte significativo de recursos federais após desastres que já resultaram em 46 mortes – confira as necessidades dos afetados e como você pode ajudar
O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Sala de Situação, emitiu um alerta sobre a expectativa de chuvas intensas e temporais, principalmente na metade sul do estado. Até agora, a região já contabiliza 46 vítimas fatais devido aos temporais e ao ciclone extratropical.
O boletim detalha: “De segunda (11) a sexta-feira (15), áreas do estado enfrentarão condições climáticas severas. As precipitações podem oscilar entre 100 e 200 milímetros em diversas regiões, podendo superar 250 milímetros em certos locais. Há também uma alta probabilidade de granizo, raios e ventos fortes”.
A previsão é que o “tempo severo” previsto inicialmente para a metade sul do estado na terça-feira (12) se estenda para a maioria das regiões na quarta-feira (13), com foco nos Vales e no leste. Já para quinta-feira (14), o boletim antecipa “chuvas de moderadas a fortes acompanhadas de ventos, especialmente na metade sul e em regiões como os Vales, noroeste, norte, leste e nordeste”. O documento ainda alerta para possíveis transtornos ligados aos temporais e acúmulos de água.
Aporte Federal para auxílio
Em resposta à situação crítica, o governo federal prometeu destinar R$ 741 milhões para auxiliar os municípios gaúchos impactados.
Os recursos, provenientes de diferentes ministérios e entidades federais, serão aplicados em operações de resgate, assistência humanitária, retomada de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura, conforme divulgado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Do montante anunciado, R$ 185 milhões virão diretamente do MIDR, com o objetivo de restaurar infraestruturas danificadas, como pontes e rodovias, além de garantir a retomada de serviços essenciais e fornecer assistência humanitária aos afetados.
Os primeiros valores foram destinados a municípios como Roca Sales, Encantado, Muçum, entre outros. Desde o dia 4, a Defesa Civil Nacional tem trabalhado em conjunto com as prefeituras das cidades afetadas para organizar os pedidos de recursos. Membros do Grupo de Apoio a Desastre (Gade) também estão em diálogo com representantes de diversas cidades da região do Alto Taquari, fornecendo orientações.
O processo para solicitar os recursos deve ser realizado através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), conforme orientação do ministério.
Com informações da Agência Brasil
Doações: veja como ajudar
Doações Financeiras
O governo do Rio Grande do Sul criou uma conta bancária específica para receber doações em dinheiro. A iniciativa tem como objetivo garantir que os recursos sejam destinados a um canal oficial e sejam usados de forma transparente e eficaz. Todo o montante arrecadado será auditado e gerido em colaboração com entidades renomadas em assistência social e ajuda humanitária, minimizando a burocracia e garantindo que a ajuda chegue rapidamente a quem mais precisa.
Dados para transferência via PIX:
- Chave PIX: CNPJ 92.958.800/0001-38
- Banco: Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul)
- Nome da conta: SOS Rio Grande do Sul
Necessidades urgentes em itens (11/9/2023)
Atualmente, as principais necessidades são:
- Materiais de Limpeza: Luvas e botas de borracha, baldes, panos, vassouras, rodos, escovas de limpeza. Kits de limpeza contendo, no mínimo, um litro de água sanitária, um litro de desinfetante, um quilo de sabão em pó, 500 ml de detergente líquido, esponjas e panos de limpeza.
- Itens Pessoais: Fraldas, roupas íntimas, absorventes e roupas de cama. Kits de higiene pessoal prontos, contendo duas escovas de dente, creme dental, sabonete, desodorante, shampoo, absorventes femininos, aparelho de barbear e quatro rolos de papel higiênico.
Pontos de Coleta
Para facilitar a entrega de doações, diversos pontos de coleta foram estabelecidos:
- Porto Alegre:
- Armazéns A4, A5 e A6 do Cais do Porto – Avenida Mauá, 1.050, Centro Histórico.
- Central de Doações da Defesa Civil do RS – Aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) – Avenida Borges de Medeiros, 1.501, Bairro Praia de Belas.
- Palácio Piratini – Praça Marechal Deodoro, s/nº, Centro.
- Estado:
- Quartéis da Brigada Militar.
- Quartéis do Corpo de Bombeiros Militar.
- Prefeituras municipais.
- Unidades do Sesc.
A colaboração de todos é fundamental neste momento de adversidade. Seja com uma pequena quantia em dinheiro ou com a doação de itens essenciais, sua ajuda pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas.
Para mais informações visite o seguinte link
Comentários