União Europeia aprova fundo para transição energética verde

A União Europeia aprovou na semana passada a estruturação de um fundo multibilionário de auxílio a seus membros na viabilização de uma transição energética verde e justa no bloco nos próximos anos. Essa era uma das demandas mais fortes dos países do Leste Europeu, em especial da Polônia, que seguem sendo bastante dependentes de fontes fósseis para geração de energia e com fatias expressivas de suas economias associadas a esses setores. Pelo acordo, o fundo terá 17,5 bilhões de euros, aporte feito a partir do plano de recuperação anunciado pela UE no ano passado. Os recursos serão destinados à promoção de atividades e setores econômicos renováveis, diminuindo a dependência energética de fontes fósseis e facilitando o processo de transição em comunidades hoje totalmente ou muito dependentes do carvão. Além da Polônia, os principais beneficiados pelo fundo serão Alemanha e Romênia. A Reuters deu mais detalhes.

Em tempo: Recém-saído da UE, o Reino Unido foi condenado na semana passada pelo Tribunal de Justiça da UE por quebrar “de forma sistemática e persistente” os limites legais de poluição tóxica do ar por uma década. Segundo a decisão, os níveis de dióxido de nitrogênio, principalmente de veículos a diesel, permaneceram ilegalmente altos em 75% das áreas urbanas do país. O caso começou a correr na Corte antes de Londres selar seu “divórcio” com os europeus, no final do ano passado. Segundo o Guardian, caso o Reino Unido não tome medidas para reduzir a poluição, o governo pode sofrer penalidades financeiras. A Reuters também repercutiu a decisão.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Quem não tem competência não se estabeleça

"O Brasil precisa de uma Presidência capaz de reunir...

Estiagem exige que o Amazonas transforme contingência em política permanente

Ao reunir operadores portuários, aeroporto e Receita Federal, o CIEAM amplia uma discussão que precisa alcançar o planejamento e o orçamento estadual. As secas recentes e os cenários para 2026 justificam soluções de longo prazo para a indústria e as comunidades do interior.

O voto e a responsabilidade de representar

A liberdade de escolher nossos representantes exige atenção à...

O Brasil não cabe no quintal de ninguém

“A carta de Marco Rubio a Flávio Bolsonaro, o...