Neste Dia Internacional da Mulher, convido cada um de vocês a refletir sobre como podemos contribuir para a construção de um mundo mais justo e igualitário. Que as ações realizadas pelo TCE-AM sirvam de inspiração para todos, reafirmando nosso compromisso coletivo com o respeito, gentilezas, boas maneiras no trato com as mulheres e o respeito a seus direitos e dignidade
Por Yara Amazônia Lins
__________________
No Dia Internacional da Mulher, é momento de refletir sobre os avanços conquistados e os desafios que ainda enfrentamos na busca por igualdade de direitos e oportunidades entre mulheres e homens. Neste contexto de luta e de esperança, orgulho-me das iniciativas que lideramos no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, visando não apenas honrar, mas também avançar na proteção e no empoderamento das mulheres em nosso ambiente de trabalho e na sociedade como um todo.
Eis porque criamos a Ouvidoria da Mulher. Chega de empurrar a poeira da opressão contra as mulheres para debaixo do tapete do constrangimento. Como parte do nosso compromisso com a dignidade e a importância da mulher, estabelecemos a Ouvidoria da Mulher, um órgão que presido com a participação ativa de setores de toda esta corte de contas.
Este espaço é dedicado a escutar e agir diante de relatos de assédio, maus-tratos, agressões verbais, morais ou físicas, sobrecarga de trabalho e qualquer forma de discriminação. A Ouvidoria é um passo essencial para assegurar um ambiente de trabalho seguro, igualitário e respeitoso, onde todas as mulheres possam se expressar livremente e sem medo.
Devemos prestar atenção no empobrecimento das mulheres e suas famílias. Isso é uma questão que vai além da desigualdade de renda. Reflete uma longa história de discriminação no mercado de trabalho e no acesso a oportunidades econômicas. Como gestora deste tribunal, tenho defendido políticas que não só promovam a igualdade salarial, mas também apoiem a capacitação e o empreendedorismo feminino. Nosso objetivo é garantir que todas as mulheres possam alcançar independência financeira e contribuir plenamente para o desenvolvimento econômico de nossa sociedade.
Outra preocupação são as condições precárias de saúde e a qualidade do atendimento nos equipamentos públicos de saúde que permanecem como obstáculos significativos ao bem-estar das mulheres. A desigualdade no acesso a serviços de saúde reprodutiva e o tratamento inadequado de vítimas de violência sexual são inaceitáveis. Estamos trabalhando para garantir que as auditorias e as fiscalizações do Tribunal de Contas levem em conta a aplicação dos recursos públicos de melhoraria dos serviços de saúde para as mulheres, especialmente aquelas em situações de vulnerabilidade.
É fundamental no processo de fortalecimento da autoestima e dignidade feminina promovendo a qualificação profissional.
Por conta disso, reconhecemos a qualificação profissional como um pilar fundamental para o empoderamento da mulher. Ao oferecer oportunidades de desenvolvimento e capacitação, estamos comprometidos em promover a igualdade por meio da educação e do aprimoramento profissional. Essa iniciativa não só eleva a mulher em seu ambiente de trabalho, mas também contribui significativamente para sua independência e sucesso pessoal.
O que não podemos é descuidar do compromisso contínuo com a igualdade. Estas iniciativas são reflexos do nosso compromisso inabalável com a igualdade de gênero e o respeito às mulheres. No entanto, sabemos que a jornada rumo à igualdade plena é longa e repleta de desafios. É por isso que, no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, continuaremos a buscar, incansavelmente, novas formas de apoiar, proteger e promover as mulheres, não apenas dentro de nossa instituição, mas em toda a sociedade.
Neste Dia Internacional da Mulher, convido cada um de vocês a refletir sobre como podemos contribuir para a construção de um mundo mais justo e igualitário. Que as ações realizadas pelo Tribunal de Contas sirvam de inspiração para todos, reafirmando nosso compromisso coletivo com o respeito, gentilezas, boas maneiras no trato com as mulheres e o respeito a seus direitos e dignidade.
Yara Amazônia Lins é presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.
Comentários