Suframa usa tecnologia mobile para otimizar vistorias e fiscalizações

Desde o começo de abril, a Suframa está utilizando a tecnologia mobile com uso de dispositivos móveis contendo aplicativo para otimizar o processo de vistorias físicas nas fiscalizações do ingresso de mercadorias nacionais na área de atuação da Autarquia.

Com o aplicativo, o vistoriador faz o registro fotográfico da mercadoria e com a imagem ocorre a captura automática de itens de rastreabilidade do local e dos procedimentos da vistoria como, por exemplo: marca d’agua da Suframa nas fotos, data, hora. Também permitirá capturar a latitude e longitude do local (geolocalização) para a confirmação da localização exata da realização da vistoria; e ainda as imagens dos itens da mercadoria discriminadas na nota fiscal eletrônica (NF-e), dados do transporte, bem como a leitura automática de código de barras dos produtos.

Uma vantagem adicional é a disponibilidade do serviço em qualquer situação, pois o funcionamento independe da disponibilidade de internet, dados móveis ou energia elétrica. Além disso, há possibilidade de atualização da situação da NF-e e do documento de controle, acompanhamento e fiscalização gerado pela Suframa (PIN-e), em tempo real, com registro do deferimento ou indeferimento da vistoria física no ato da execução do procedimento, tanto na empresa ou no posto fiscal. “É um grande ganho na eficiência e na confiabilidade das vistorias e fiscalizações. Sem mencionar a economicidade permitida com a eliminação de papéis físicos no processo”, salienta o superintendente da Suframa, Algacir Polsin.

As vistorias com o aplicativo já iniciaram simultaneamente nas áreas abrangidas pela Suframa, com ajustes pontuais sendo realizados. Ao todo, são 59 aparelhos distribuídos entre as regionais e a unidade de Manaus. A Autarquia também planeja utilizar, no futuro próximo, uma versão do aplicativo nas fiscalizações realizadas no Distrito Agropecuário da Suframa (DAS). O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Fábrica de Software.

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Aterro em Iranduba: ideia de jerico, ideia de ojeriza

"O novo aterro em Iranduba, localizado logo após a Ponte...

A floresta em pé tem valor, e o Amazonas é prova disso

O modelo industrial da floresta em pé é tecnicamente mensurável, socialmente justo e ambientalmente superior. Enquanto o mundo discute metas, o Amazonas já as cumpre.

Idesam expande energia solar na Amazônia e zera uso de diesel em comunidades da região

Com sistemas solares, Idesam elimina diesel e reduz custos de produção na RDS do Uatumã, impulsionando renda e sustentabilidade.

Descoberta de novas espécies revela vida marinha a mais de 6 mil metros de profundidade

Pesquisadores revelam 14 novas espécies em expedição global e mostram como a tecnologia acelera a descoberta de novas espécies.

Conheça o AmazonFACE: torres liberam CO₂ na floresta para simular o aquecimento global

AmazonFACE injeta CO₂ na Amazônia para prever como a floresta reagirá às mudanças climáticas nas próximas décadas.