Série traz 24 histórias inspiradoras de quem quer mudar o mundo

Série do Canal Off apresenta histórias de pessoas ao redor do mundo guiadas por valores sociais e de sustentabilidade

Estreia no dia 2 de março, próxima quinta-feira, uma série documental com histórias de pessoas que estão mudando o mundo com iniciativas sociais e sustentáveis. Produzida pela Costa Blanca Films, ‘Ideias para mudar o mundo’, vai ser exibida pelo Canal Off e Globoplay, com o objetivo de informar e inspirar atitudes de cuidado com o próximo e com o planeta.

Com linguagem jovem e determinada, a série traz o contexto histórico e mostra os dados numéricos sobre os temas de cada episódio: Economias alternativas, Comida para todes; Água de viver; Habitação sustentável; Cidade sustentável; Isso não é lixo. Neles, emergem as histórias das personagens reais que estão transformando o seu meio e o mundo com projetos incríveis e transgressores, em várias cidades pelo Brasil.

Esta é auma das poucas séries do Canal Off em que o esporte não é o protagonista.“Nunca antes estes assuntos foram discutidos com tamanha potência e aprofundamento para o público do Canal Off e acreditamos ser um momento importante de transformação que merece atenção”, afirma Leila Savary, diretora da série e sócia-fundadora da Costa Blanca Films.

ideias para mudar o mundo
Seu Filhinho, caiçara que participa do projeto Marulho, criado pela Bia Mattiuzzo, em Ilha Grande. Foto: Divulgação

‘Ideias para mudar o mundo’ apresenta histórias inspiradoras de protagonistas periféricos, mulheres e pessoas pretas, histórias reais, não influenciadores, discursos políticos, agentes fora da mídia comercial, pessoas que de fato trabalham para a transformação e que estão mudando o mundo em seus entornos e comunidades. Ao todo, são 24 personagens, entre eles:

  • Thiago Vinicius, que aos dezoito anos criou a Agência Solano Trindade, o primeiro hub de empresas da favela do Brasil, além do Armazém e do Restaurante Organicamente;
  • Livia Suarez, criadora da La Frida Bike, que combinou empreendedorismo social e inovação para criar bicicletas, equipamentos e espaço para mulheres negras;
  • Rose Afefé, artista e criadora da Terra Afefé, que se propõe a pensar formas de habitar em harmonia com o planeta;
  • Cintia Revo, criadora da ‘Revolução dos Baldinhos’, organização que surgiu entre moradores para solucionar o problema do lixo e desenvolveu uma rede de compostagem e agricultura urbana em três comunidades de Florianópolis;
  • Carlos de Oliveira, criador da ONG Pedala Queimados, que ao incentivar a população local a pedalar, promove valores de sustentabilidade e acessibilidade.
ideias para mudar o mundo
Série traz 24 histórias inspiradoras de quem quer mudar o mundo
Série estreia nesta quinta-feira, 2 de março de 2023. Foto: Divulgação

“Encontramos muito mais personagens do que a série comportava, pessoas incríveis. Essa acabou sendo a parte mais complexa, a seleção. Alguns fatores impediram que a gente contemplasse todo mundo que gostaríamos. Precisamos criar estratégias e optamos por trazer uma mescla entre pessoas de classes sociais, trajetórias e origens diferentes, porém unidas no mesmo propósito: na desconstrução de padrões, no abrir e ocupar espaços, na luta pela regeneração do planeta e pela equidade social, conscientes de seus privilégios ou não, abertos para o diálogo”, complementa a diretora.

A pré-produção e a produção encabeçada por Joanna Campista durou cerca de 2 anos e contou com uma equipe robusta de roteiro, pesquisa e consultoria, seguida de viagens por diversos estados brasileiros para encontrar essas narrativas icônicas e disruptivas. Todos os documentários de cada personagem foram 100% roteirizados e pensados cena a cena. Para isso, a diretora convidou Thiago Dantas, roteirista experiente em diversos formatos e linguagens documentais para televisão e uma pessoa engajada, atenta às pautas sociais. Os episódios foram gravados no Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Bahia, sob a direção de fotografia de PH Costa Blanca.

Ideias para mudar o mundo

Sustentabilidade não é uma etiqueta, nem uma marca. É um caminho de relação com o planeta. Mas, na prática, é possível levar uma vida sustentável sem ser privilegiado? Em resposta, percorremos o Brasil atrás de pessoas comuns que estão fazendo a diferença, propondo iniciativas para um planeta mais justo e sustentável. Com narrativas inspiradoras, Ideias para mudar o mundo abre caminhos para uma vida melhor para todos nós e propõe uma reflexão sobre a era da regeneração.

Fonte: CicloVivo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Economia do Amazonas recupera o fôlego e PIM chega a R$ 143 bilhões – Parte I

O Painel da Economia Amazonense registra reação da atividade em julho, impulsionada pela indústria. O faturamento cresce, as motocicletas ampliam a produção e os condicionadores de ar ensaiam recuperação, embora os indicadores acumulados ainda revelem perdas.

Quem não tem competência não se estabeleça

"O Brasil precisa de uma Presidência capaz de reunir...

Estiagem exige que o Amazonas transforme contingência em política permanente

Ao reunir operadores portuários, aeroporto e Receita Federal, o CIEAM amplia uma discussão que precisa alcançar o planejamento e o orçamento estadual. As secas recentes e os cenários para 2026 justificam soluções de longo prazo para a indústria e as comunidades do interior.

O voto e a responsabilidade de representar

A liberdade de escolher nossos representantes exige atenção à...