Segurança no trânsito em Manaus: Abraciclo celebra 50 anos em nome da vida

“Na Semana Nacional de Trânsito, a entidade que representa a indústria de duas rodas lança em Manaus a campanha “A Vida Pede”. O convite às escolhas responsáveis nas ruas também abre uma discussão sobre velocidade, infraestrutura e proteção de quem se desloca sobre duas rodas”

Há decisões que duram apenas alguns segundos: reduzir a velocidade antes de uma travessia, deixar espaço para uma bicicleta, esperar a passagem de uma motocicleta, guardar o celular. A Abraciclo escolheu esses gestos cotidianos para sua nova campanha de segurança viária, lançada na Semana Nacional de Trânsito, que se encerra nesta sexta-feira, 25 de setembro. Chamada “A Vida Pede”, a ação procura alcançar motociclistas, ciclistas, motoristas e pedestres com cenas familiares a quem circula pelas cidades brasileiras.

Fundada em 1976, a Abraciclo representa fabricantes de motocicletas e bicicletas, com forte presença no Polo Industrial de Manaus. Segundo a entidade, suas associadas geram mais de 21,9 mil empregos diretos na capital amazonense. Essa história industrial tem um desdobramento que se vê nas ruas: quanto maior a circulação dos veículos de duas rodas, mais importante se torna discutir as condições em que são utilizados e a proteção das pessoas que dividem o espaço viário.

IMG 6796

Calma, paciência, respeito, responsabilidade, autocontrole, cuidado e atenção são os sete valores escolhidos para orientar as peças digitais da campanha. Para o presidente da Abraciclo, Marcos Bento, a intenção é estimular mudanças de comportamento que reduzam os sinistros envolvendo todos os usuários das vias. A entidade aposta em vídeos curtos, publicações e figurinhas para levar a mensagem às conversas do dia a dia.

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade, citados pelo Atlas da Violência, apontam 37.150 mortes no trânsito brasileiro em 2024. Os ocupantes de motocicletas responderam por 41,6% desse total. Por trás dos números estão famílias, trabalhadores e uma pressão duradoura sobre os serviços de urgência e reabilitação.Há uma contribuição concreta que cabe a cada pessoa, mas a responsabilidade pública também ocupa a rua.

Limites de velocidade coerentes e fiscalizados, travessias seguras, pavimento conservado, sinalização visível, formação de condutores e atendimento rápido depois de um sinistro podem mudar o desfecho de um deslocamento. Para quem trabalha com entregas e passa muitas horas sobre a motocicleta, o debate inclui ainda as pressões de tempo e as condições de trabalho.

Segurança no trânsito em Manaus:

Essa agenda diz respeito de perto a Manaus, cidade que fabrica grande parte das motocicletas brasileiras e convive diariamente com os desafios de sua circulação. A conexão entre indústria e mobilidade pode produzir algo além de veículos: conhecimento sobre prevenção, parcerias com escolas e órgãos de trânsito, e acompanhamento público dos resultados. São caminhos para que a experiência acumulada pelo setor ajude a proteger quem usa as ruas.

A mensagem nacional da Semana de Trânsito de 2026, “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, encontra a campanha da Abraciclo nesse ponto. A redução da velocidade e a atenção ao outro são escolhas possíveis agora; ruas mais seguras dependem de que essas escolhas encontrem condições para se repetir todos os dias.

IMG 0424

Referências

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

El Niño pode bater recorde e ONU pede ação antes dos desastres 

El Niño pode atingir intensidade recorde. ONU pede recursos antecipados para reduzir impactos de secas, enchentes e perdas agrícolas.

O que a política ambiental pode enfrentar se Flávio Bolsonaro vencer a eleição 

Propostas de Flávio Bolsonaro para a política ambiental preocupam especialistas e levantam riscos à Amazônia.

O alerta do Estadão e o histórico que Flávio Bolsonaro precisa explicar

"Das relações com Adriano da Nóbrega às investigações sobre...

Meta, Trump e os interesses, os negócios e as  negociatas por trás das telas

"Zuckerberg anunciou que trabalharia com o presidente americano contra...

A responsabilidade de defender o Amazonas

Há 47 anos, o CIEAM defende a indústria e...