Milagre na Amazônia: expedição é resgatada de área remota após 4 dias de aguardo no Amazonas

A operação de resgate na Amazônia foi mobilizada após o grupo de cinco participantes acionar os serviços de emergência; entre os resgatados, estava uma idosa com a perna fraturada

Um grupo com três expedicionários foi resgatado nesta quarta-feira (21) de uma área remota da Serra do Aracá, no interior do Amazonas, após permanecerem quatro dias aguardando socorro. Entre os resgatados estava uma idosa que sofreu uma fratura na perna enquanto tentava descer o pico da serra durante a expedição de escalada.

Segundo informações do Comando Militar da Amazônia, a operação de resgate foi mobilizada após o grupo de cinco participantes acionar os serviços de emergência. A ação envolveu equipes especializadas para realizar o resgate em uma região marcada por terreno montanhoso e vegetação densa.

Resgate no Amazonas: expedição é retirada de área remota após 4 dias.
Resgate no Amazonas: expedição é retirada de área remota após 4 dias | Foto: Divulgação/CMA

As três pessoas resgatadas da Serra, incluindo a idosa com fratura na perna, foram transportadas por uma aeronave militar até Manaus, onde passaram a receber atendimento médico especializado.

Enquanto isso, os demais integrantes da expedição, que estavam em melhores condições físicas, seguiram pela trilha original de retorno, até o ponto de partida da jornada, onde uma embarcação previamente mobilizada aguardava para concluir o deslocamento.

Serra do Aracá

Serra do Aracá.
Serra do Aracá abriga a Cachoeira do El Dourado no Amazonas — Foto: Divulgação / CMA

O Parque Estadual Serra do Aracá está localizado na fronteira do Amazonas com a Venezuela, na região de montanhas da Amazônia. É conhecida por ser o lar da Cachoeira do El Dorado, uma das maiores do Brasil, com 353 metros de altura.

Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

Papagaio-chauá é reintroduzido na Mata Atlântica em projeto de restauração ecológica

O papagaio-chauá, extinto na região, é parte de um projeto que visa restaurar a fauna original da Mata Atlântica.

Amazônia não é laboratório: o marketing regenerativo da Natura no próprio passivo

"Regenerar não é plantar árvores, compensar carbono ou trocar...

Edifícios que capturam CO₂? Cientistas desenvolvem material de construção sustentável e “vivo”

Em testes laboratoriais, o material de construção sustentável demonstrou capacidade de absorver carbono continuamente por mais de 400 dias.

Bicicleta elétrica em 3 minutos: tecnologia sustentável promove mobilidade acessível de baixo impacto

O sistema de transformação de bicicleta elétrica tem chamado atenção do setor de mobilidade sustentável por sua proposta funcional, versátil e potente.

Do Açaí à Borracha, da Blockchain ao Mundo: Surge a Economia da Floresta em Pé

Estamos, assistindo ao surgimento de uma economia que pensa como a floresta: integrada, complexa, resiliente. Do açaí à borracha, da fibra à plataforma digital, da pesquisa científica ao investidor global, a floresta em pé se converte em sistema produtivo e modelo de futuro. Um ecossistema de atores que mostra a Amazônia não apenas pelo que se conserva, mas pelo que se constrói a partir do respeito à sua lógica viva.