Projeções para inflação e PIB têm piora em 2021 e 2022, mostra Focus

Economistas elevaram, pela 28ª semana, suas estimativas para a inflação este ano, de 8,59% para 8,69%

O mercado financeiro elevou, pela 28ª semana consecutiva, suas projeções para a inflação este ano – desta vez, de 8,59% para 8,69%. Também houve piora nas estimativas para o indicador em 2022, pela 13ª semana, de 4,17% para 4,18%. Os dados constam no relatório Focus, divulgado pelo Banco Central na manhã desta segunda-feira (18).

Em setembro, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 1,16% ante agosto, na maior alta para o mês desde 1994. Em 12 meses, a alta do indicador já supera os dois dígitos, em 10,25%.

Os economistas consultados pela autoridade monetária reduziram ainda suas estimativas para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e agora esperam crescimento de 5,01% da economia este ano e de 1,50% no próximo. No levantamento anterior, as projeções eram de expansão de 5,04% e 1,54%, respectivamente.

Diante de expectativas mais altas para a inflação, as estimativas para a Selic ao fim do ano encontram-se em patamares mais elevados do que os vistos em janeiro. Hoje, as projeções apontam para taxa básica de juros a 8,25% em dezembro e a 8,75% ao fim de 2022 – sem alterações em relação à semana anterior.

Por fim, no câmbio, as estimativas também foram mantidas, em dólar negociado a R$ 5,25 em dezembro de 2021 e no mesmo patamar ao fim de 2022.

Fonte: InfoMoney

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

ANOTAÇÕES PARA O NOVO LUSTRO DA ECONOMIA BRASILEIRA: 2026 A 2030 -A GRANDE TRANSFORMAÇÃO – Parte VIII

Economia brasileira pressionada por sistemas empresariais mal estruturados, crescimento...

Congresso acelera debate sobre mineração em terras indígenas após decisão do STF

Decisão judicial expõe disputa entre interesses econômicos, direitos indígenas...

Entre impostos , dívidas e apostas, a renda encurta 

“O Brasil entrou em uma fase curiosa e preocupante...

A Amazônia diante de um mundo em ruptura

Geopolítica instável, economia sob pressão e inteligência artificial reconfiguram...