Presidente Bolsonaro amplia isenção tributária para empresas da Zona Franca de Manaus

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que amplia os benefícios tributários às empresas que produzem na Zona Franca de Manaus. O Decreto 10.521 foi publicado na edição desta sexta-feira (16) do Diário Oficial da União.

A nova redação, que atualiza legislações tão antigas quanto 1968, permite que empresas instaladas na região peçam a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e a redução do Imposto sobre Importação (II) para bens e serviços de tecnologia utilizados em fábricas na região. O benefício agora também alcançará empresas na Amazônia Ocidental e no Amapá.

O decreto deixa a cargo da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), ligada ao Ministério da Economia, a aprovação dos projetos que serão qualificados com as reduções dos impostos. Também caberá à Suframa avaliar se há efetiva industrialização de bens ocorrendo na Amazônia. Há, ainda, a possibilidade de que empresas que invistam na chamada “Indústria 4.0” na região possam se valer de uma tributação menos onerosa até o ano de 2028.

O texto prevê, como contrapartida aos benefícios tributários, um investimento de até 5% do faturamento bruto da empresa em atividades de pesquisa e desenvolvimento nas regiões da Amazônia Ocidental e no Amapá.

A Zona Franca de Manaus, criada ainda na ditadura militar para desenvolver o Norte do país, tem como principal atrativo a baixa tributação, que pode em muitos casos se transformar em isenção tributária ou mesmo gerar créditos para as empresas. (Congresso em Foco)

Confira o Decreto

Fonte: Fato Amazônico

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Fim do “eco-friendly” genérico: a partir de 27/09, a Europa exige prova para alegações ambientais

Regras da UE contra o greenwashing exigem comprovação de apelos ambientais e afetam a venda de produtos ao consumidor europeu.

O Brasil que o mundo precisa é o país que o trumpismo pretende cancelar

"O alerta de Thomas Piketty, respeitável economista francês, amplia...

Flávio Bolsonaro promete flexibilizar regras ambientais e recebe apoio da bancada do agro

FPA apoia Flávio Bolsonaro por alinhamento às demandas do setor, candidato promete mais crédito rural e critica restrições ambientais.

Amazônia na mira: a política de intervenção dos EUA e os interesses por trás da guerra às drogas

"Washington declara interesse em recursos estratégicos, amplia suas opções...

“O dinheiro de Trump contra o STF e os interesses de Bolsonaro”

"O financiamento revelado pelo Guardian se soma às tarifas,...