Trump rompe parceria com Ibama contra incêndios florestais, mas Brasil mantém combate

Segundo o Ibama, a paralisação da ajuda financeira dos EUA não traz impacto direto nas ações de combate a incêndios florestais no país

Os Estados Unidos suspenderam uma parceria com o Brasil para a prevenção de incêndios florestais, após um decreto do presidente Donald Trump interromper atividades de assistência internacional por 90 dias para reavaliar sua eficiência e alinhamento com a política externa dos EUA. O programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios, executado pelo Serviço Florestal dos EUA e financiado pela USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), treinava brigadistas brasileiros.

A decisão ocorre em meio à ofensiva de Trump contra a agência, visando seu fechamento.

Incêndios florestais no Brasil.
Combate a incêndios florestais no Brasil | Foto: Vinícius Mendonça/Ibama – 29.ago.2019

O Ibama afirmou que a suspensão da parceria pelos EUA causa prejuízos técnicos, especialmente na capacitação profissional, mas não afeta diretamente o combate a queimadas no país. Além disso, destacou que as ações de prevenção e combate continuam sendo financiadas pelo orçamento da União, sem dependência de recursos externos.

“Isso vai afetar o combate a incêndios esse ano? Não! Mas eu acho que é uma pena, porque o próprio Estados Unidos está sofrendo muito com o aumento dos incêndios”, afirmou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, ao Estadão.

No momento, as atividades programadas estão sendo reavaliadas e seguem sem a participação do Serviço Florestal dos EUA.

Diversas equipes de bombeiros e brigadistas tentam conter queimadas no Pantanal, um dos desastres ambientais vivenciados em 2024.
Diversas equipes de bombeiros e brigadistas tentam conter queimadas no Pantanal | Foto: Divulgação/Governo do Mato Grosso do Sul
Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

Sem entender os rios da Amazônia, o Brasil continuará no século XV

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Augusto César Barreto...

Guardar o sol e o vento

“O primeiro leilão de baterias do setor elétrico brasileiro...

Quando o mundo compra portos, a Amazônia vende o quê?

"O risco é assistir à construção dessa nova arquitetura...

Folclore amazônico transforma lendas em ferramenta de educação ambiental

Folclore amazônico ajuda escolas a ensinar ciência, biodiversidade e educação ambiental a partir de lendas, livros, museus e projetos educativos.