Trump rompe parceria com Ibama contra incêndios florestais, mas Brasil mantém combate

Segundo o Ibama, a paralisação da ajuda financeira dos EUA não traz impacto direto nas ações de combate a incêndios florestais no país

Os Estados Unidos suspenderam uma parceria com o Brasil para a prevenção de incêndios florestais, após um decreto do presidente Donald Trump interromper atividades de assistência internacional por 90 dias para reavaliar sua eficiência e alinhamento com a política externa dos EUA. O programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios, executado pelo Serviço Florestal dos EUA e financiado pela USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), treinava brigadistas brasileiros.

A decisão ocorre em meio à ofensiva de Trump contra a agência, visando seu fechamento.

Incêndios florestais no Brasil.
Combate a incêndios florestais no Brasil | Foto: Vinícius Mendonça/Ibama – 29.ago.2019

O Ibama afirmou que a suspensão da parceria pelos EUA causa prejuízos técnicos, especialmente na capacitação profissional, mas não afeta diretamente o combate a queimadas no país. Além disso, destacou que as ações de prevenção e combate continuam sendo financiadas pelo orçamento da União, sem dependência de recursos externos.

“Isso vai afetar o combate a incêndios esse ano? Não! Mas eu acho que é uma pena, porque o próprio Estados Unidos está sofrendo muito com o aumento dos incêndios”, afirmou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, ao Estadão.

No momento, as atividades programadas estão sendo reavaliadas e seguem sem a participação do Serviço Florestal dos EUA.

Diversas equipes de bombeiros e brigadistas tentam conter queimadas no Pantanal, um dos desastres ambientais vivenciados em 2024.
Diversas equipes de bombeiros e brigadistas tentam conter queimadas no Pantanal | Foto: Divulgação/Governo do Mato Grosso do Sul
Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

Nosso compromisso com o futuro do Amazonas

O setor produtivo assume sua parte na construção de...

Estudo da UFPR liga desmatamento na Amazônia à queda de chuvas no Paraná

Estudo da UFPR liga o desmatamento na Amazônia à redução de chuvas no Paraná, com riscos para lavouras, água e hidrelétricas.

Raoni e a dignidade no poente da vida

“Aos 94 anos, o cacique que atravessou o mundo...

A parte preservada da Amazônia está esquentando 3 vezes mais rápido que o resto da floresta

Aquecimento na Amazônia avança em áreas preservadas e eleva extremos de calor e seca, aponta estudo internacional.