Pará: águas barrosas de Alter do Chão expõem fracasso da gestão ambiental

Mais evidências sugerem que a alteração da cor das águas de Alter do Chão é resultado do garimpo. O Jornal Nacional divulgou a informação da Polícia Federal segundo a qual os garimpeiros despejam 7 milhões de toneladas de rejeitos no Tapajós. Outros possíveis fatores são a urbanização descontrolada, que resulta em desmatamento, especialmente da mata ciliar do rio, e saneamento básico precário, segundo a doutora em ciências biológicas, Dávia Talgatti, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), ouvida pel’O Globo.

Na CNN, o pesquisador Tommaso Giarrizzo, coordenador do Grupo de Ecologia Aquática da Universidade Federal do Pará (UFPA), alertou que a água escura em Alter do Chão pode ter impacto “em escala global”, quando se considera o potencial tóxico do solo arrastado pelas chuvas até Alter do Chão e, posteriormente, para o mar.

Desviar os olhos das águas para olhar para cima não muda a perspectiva pessimista: a Isto É escreveu sobre pesquisa publicada no ano passado pela Nature que mostra a Amazônia emitindo mais gases de efeito estufa do que os capturando. A matéria explicou que a mudança, somada à ascensão da média de temperatura, alastrará a desertificação no chamado Arco do Desmatamento,  forçando ondas de migração.

Mas toda essa destruição não acontece por acaso. Em artigo, o Valor descreve como os atos negacionistas de Bolsonaro trazem bons lucros diretos para quem comete ilegalidades.

Em tempo: o G1 Amazonas e o G1 Roraima detalharam os resultados do primeiro fórum da plataforma Amazônia Que Eu Quero, ocorrido em novembro passado. É o primeiro de cinco fóruns previstos pela plataforma e trouxe propostas de 10 soluções para o setor de infraestrutura da região.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Energia, o nervo exposto da economia global

"Economia global sob tensão: petróleo, guerras e transição verde...

Amazônia no centro do tabuleiro

"Com “Amazônia no centro”, o mundo voltou os olhos...

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.