ONU quer um “Acordo de Paris” para reverter perda de biodiversidade

O secretariado da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CDB) apresentou nesta 2ª feira (12/7) o mais recente esboço de acordo global para impulsionar a proteção da biodiversidade. O texto adota o estilo do Acordo de Paris para o clima, incorporando uma meta mundial para deter e reverter a destruição ecológica da Terra até o final da década.

Para tanto, a proposta de acordo prevê 21 ações possíveis, como a eliminação da poluição por plástico, a redução do uso de pesticidas e o corte de US$ 500 bilhões em subsídios governamentais para atividades econômicas prejudiciais ao meio ambiente.

Além disso, o texto também define a redução da taxa de extinção de espécies em 90% e a proteção legal de pelo menos 30% dos oceanos e terras do mundo até 2030. Atualmente, cerca de 17% dos continentes e 7% dos mares estão sob algum tipo de proteção.

A priori, os países terão até outubro, data prevista para realização da Conferência da CDB de Kunming (COP15), na China, para revisar o texto. No entanto, negociadores e observadores esperam que o encontro seja adiado mais uma vez devido à situação da pandemia. Guardian e Reuters destacaram a proposta de acordo.

Em tempo: Phillippe Watanabe escreveu na Folha que a derrubada da floresta está colocando em risco a sobrevivência das harpias, uma das maiores e mais fortes aves do mundo. Um estudo recente mostrou que o desmate está dificultando a capacidade da espécie de alimentar seus filhotes.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Petrobras investe em petróleo na Amazônia, mas alta será menor que 5% 

Petrobras investe R$ 2,5 bi em petróleo na Amazônia, mas expansão em Urucu reacende debate sobre riscos ambientais e retorno social.

Mudanças climáticas favorecem avanço da resistência a antibióticos, diz estudo

Estudo liga mudanças climáticas ao avanço da resistência a antibióticos e alerta para riscos à saúde pública global.

O vale-tudo da politiquice

O velho vício da politiquice brasileira continua operando da...