Ocean Conservancy Brasil e parceiros realizam o evento mundial de limpeza de rios e praias em Manaus – AM

O mutirão de limpeza acontecerá no dia 10 de setembro, no Parque das Tribos, no rio Tarumã-Açu, em uma extensão aproximada de 5km nas margens do rio e será realizado das 9h às 15 horas.

Por Ocean Conservancy
Foto: Divulgação

No dia 10 de setembro, Manaus receberá a segunda edição do Internacional Costal Clean Up (ICC), também conhecido como Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. O evento é a maior ação internacional envolvendo voluntários para a limpeza e conservação de rios e praias e faz parte de um programa de educação ambiental que mobiliza milhares de pessoas em todo o planeta, sendo realizado em mais de 150 países. O dia comemorativo é sempre no terceiro sábado de setembro, porém os eventos acontecem em várias cidades nos meses de setembro e outubro. 

Ação de limpeza de rios e praias

O mutirão de limpeza acontecerá no Parque das Tribos, no rio Tarumã-Açu, em uma extensão aproximada de 5km nas margens do rio e será realizado das 9h às 15 horas. A retirada do lixo será feita por aproximadamente 150 voluntários divididos em grupos monitorados por coordenadores. A ação é organizada pela Ocean Conservancy, tendo como patrocinadores oficiais a L´Oréal para o Futuro e  Garnier e os apoios da Idesam, Comunidade Indígena Parque das Tribos,  Escoteiros do Brasil, Voluntários Greenpeace, Ardagh Metal Packaging, GRI Gerenciamento de Resíduos Industriais, RKBC Turismo e Menos Um Lixo. 

limpeza de rios e praias
Dia Mundial de Limpeza de rios e praias – Ocean Conservancy Brasil

Todo o lixo coletado pelos voluntários será catalogado, pesado e fotografado antes de seguir para o Zero Aterro onde serão incinerados em empresa especializada contratada pela GRI. Depois de compilados esses dados serão enviados para o Centro de Conservação dos Oceanos (Ocean Conservancy) para análise estatística que será encaminhada para a ONU, responsável pela Comissão Intergovernamental Oceanográfica (IOC). São os resultados mundiais dessas análises que permitem à IOC convencer os países a se tornarem signatários do “Marpol Treaty”, um tratado internacional de controle de poluição marinha. 

“Nosso objetivo é, além de retirar da natureza os resíduos produzidos pelo homem, conscientizar sobre um grande problema do mundo moderno: o lixo no mar e vias fluviais”, explica a Coordenadora de Estado da Ocean Conservancy, Katia Kalinowski.  

SERVIÇO 

Dia Mundial de Limpeza de Rio e Praias. 

Data: Sábado, 10 de setembro de 2022.

Horário: das 9h às 15 h.

Local: Centro Cutural Mainuma, Rua Puranga, nº 59, Parque das Tribos. Tarumã-Açu. Manaus -AM

Organização: Ocean Conservancy / contato para mais informações: +598 96259589  / [email protected]

Katia Kalinowski

Patrocinadores oficiais: L´Oréal Para o Futuro e Garnier 

Parceiros: Idesam, Comunidade Indígena Parque das Tribos, Escoteiros do Brasil e Voluntários Greenpeace, Ardagh Metal Packaging, GRI Gerenciamento de Resíduos Industriais, RKBC Turismo e Menos Um Lixo. 

Fonte: Idesam

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Os desafios do Amazonas e hora da comunhão de propósitos

Os desafios do Amazonas são grandes demais para projetos individuais e urgentes demais para disputas menores. A hora pede convergência, responsabilidade e comunhão de propósitos

Super El Niño ganha força no Pacífico e acende alerta climático no Brasil 

Super El Niño pode iniciar entre 2026 e 2027 e ampliar riscos de secas no Norte e Nordeste e chuvas intensas no Sul.

Governo vê risco ambiental em mudanças no Código Florestal e avalia acionar STF

Mudanças no Código Florestal aprovadas pela Câmara acendem alerta sobre riscos à biodiversidade e governo considera levar caso ao STF.

O que sobra da produção de queijo e tofu pode ajudar a combater a crise climática

Pesquisa transforma sobras da indústria alimentícia em esferas biodegradáveis...

Temporal mata 7% dos orangotangos mais raros do mundo em Sumatra

Estudo alerta que os orangotangos mais raros do mundo perderam parte da população após chuvas extremas e deslizamentos na Indonésia.