Nova coalizão climática reúne governos subnacionais, empresas e cientistas no Brasil

A mobilização da iniciativa privada e de governos municipais e estaduais em torno da agenda climática no Brasil ganhou um reforço de peso nesta 5ª feira (28/1), com o lançamento da Aliança pela Ação Climática (ACA Brasil). Parte de uma rede de coalizões nacionais que já existe em países como Argentina, EUA, Japão e México, a ACA chega com o objetivo de fortalecer a agenda subnacional de clima, conectando e engajando diversos atores da sociedade brasileira. Encabeçada por entidades como WWF Brasil, Instituto Clima e Sociedade (iCS), CDP, ICLEI e Centro Brasil no Clima (CBC), a iniciativa reúne lideranças empresariais, investidores, autoridades subnacionais, cientistas, imprensa, grupos religiosos, organizações da sociedade civil e da juventude.

“Estamos alinhados com a visão de que, mais do que frear a mudança climática, devemos trabalhar para a construção de um novo paradigma econômico e social, que promoverá a justiça climática, ambiental e o bem-estar da população. Estamos comprometidos em deixar no planeta uma marca regenerativa. Uma marca de empenho coletivo pela manutenção e o apreço por todas as formas de vida”, diz a declaração da ACA Brasil.

O lançamento virtual contou com a participação do “campeão de alto nível” da COP25, o chileno Gonzalo Muñoz; Daniela Lerário, da equipe de “campeões do clima” da COP26; e da cientista Suzana Kahn (COPPE-UFRJ). Daniela Chiaretti deu mais detalhes da iniciativa e do evento no Valor.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Estiagem exige que o Amazonas transforme contingência em política permanente

Ao reunir operadores portuários, aeroporto e Receita Federal, o CIEAM amplia uma discussão que precisa alcançar o planejamento e o orçamento estadual. As secas recentes e os cenários para 2026 justificam soluções de longo prazo para a indústria e as comunidades do interior.

O voto e a responsabilidade de representar

A liberdade de escolher nossos representantes exige atenção à...

O Brasil não cabe no quintal de ninguém

“A carta de Marco Rubio a Flávio Bolsonaro, o...

A conta e a fome

“A cobrança da The Economist sobre a dívida pública...