Multas ambientais caíram 20% em 2020, ano de alta no desmatamento

Menos fiscalização, mais desmatamento: eis a receita do governo Bolsonaro para a destruição do meio ambiente no Brasil, que vem sendo seguida à risca por Salles. O Fakebook fez um levantamento traduzindo essa relação em números: mesmo com o aumento expressivo do desmatamento em 2020, o Ibama aplicou 20% menos multas na comparação com o ano anterior. De janeiro a dezembro do ano passado, o órgão emitiu 9.516 autos de infração em todo o país, muito abaixo da média anual do período 2013-2017, de cerca de 16 mil – queda de 40%.

Nos nove estados que integram a Amazônia Legal, as multas por infrações contra a flora caíram 42% em 2020 em relação a 2019. Houve também queda no total de áreas embargadas na Amazônia no ano passado. De acordo com o ministério da defesa, foram embargados 99 mil hectares (ha) nos primeiros seis meses da Operação Verde Brasil 2 (maio a novembro), encabeçada pelas Forças Armadas para combater o desmatamento – número bastante inferior ao total de áreas embargadas pelo Ibama nos anos anteriores: 479 mil ha em 2019 e 782 mil ha em 2018. A Reuters repercutiu esses dados.

Em tempo: Em um vídeo postado no Twitter, o presidente francês Emmanuel Macron prometeu reduzir a importação de soja brasileira como forma de contribuir para reduzir o desmatamento da Amazônia. Durante visita a produtores rurais franceses nesta 3ª feira (12/1), Macron afirmou que os países europeus precisam ser “coerentes”, alinhando suas políticas comerciais com as preocupações ambientais. Jamil Chade deu mais informações no UOL.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O vale-tudo da politiquice

O velho vício da politiquice brasileira continua operando da...

Ação pede banimento do glifosato e pressiona Anvisa por reavaliação 

Ação do MPT pede o banimento do glifosato no Brasil e alerta para riscos à saúde de trabalhadores rurais e ao meio ambiente.

Governo inicia obras da BR-319 sem plano claro de proteção ambiental

BR-319 avança sem plano detalhado de proteção, ampliando alertas sobre desmatamento, grilagem e impactos socioambientais na Amazônia.