Mudanças climáticas podem reduzir 80% da agricultura africana até 2050

Relatório de órgão da ONU prevê perda acentuada em safras de oito países do continente e ressalta que a COP26 deve discutir como financiar a adaptação ao novo clima

A produção agrícola de alimentos básicos em oito países africanos pode cair em 80% até 2050, caso as temperaturas do planeta continuem aumentando devido às mudanças climáticas. A previsão alarmante está em um relatório divulgado no dia 27 de outubro pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (Fida) da Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com a organização, isso pode ter um impacto catastrófico, aumentando a pobreza e fome no continente. Se nenhuma mudança for feita, haverá condições mais secas e um aumento de 2°C nas temperaturas globais, devastando as safras básicas de pequenos agricultores em partes da Angola, Lesoto, Malawi, Moçambique, Ruanda, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe. Na província angolana de Namibe, no pior cenário, a produção anual de milho por família poderá cair em 77%.

Além disso, o fundo alerta que a Conferência do Clima (COP26) não terá repercussão duradoura se os líderes mundiais continuarem tentando só atenuar a situação global, deixando de fora o investimento em recursos de adaptação climática aos agricultores. A reunião da ONU começou em Glasgow, na Escócia, no domingo (31/10) e irá até 12 de novembro, reunindo autoridades de quase 200 países.

Fonte: Um Só Planeta

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A Terra Prometida da Floresta

Por ocasião da abertura especial de “Judeus na Amazônia”, no...

Trump avança para retirar proteção de 180 mil km² de florestas nos EUA

Trump avança para retirar a proteção de 180 mil km² de florestas nos EUA e liberar áreas para estradas e exploração madeireira.

A experiência como ativo: a Reforma Tributária e o novo patamar de desenvolvimento do Amazonas

"A Reforma Tributária preservou instrumentos importantes. Agora começa o...

Eleições na Amazônia 2026: Tocantins chega às urnas entre desmatamento autorizado e mercado de carbono 

Promessas contra o desmatamento contrastam com a conversão do Cerrado, conflitos por terra e baixa prioridade à bioeconomia.

A riqueza que Manaus distribui ao Brasil

Os efeitos interestaduais da Zona Franca começam a entrar...