Mercados da Europa suspendem compra de carne do Brasil por associação com desmatamento

Reportagem do grupo Repórter Brasil em parceria com a ONG ambiental Mighty Earth revelou irregularidades na cadeia de fornecedores indiretos

Um grupo formado por seis grandes varejistas europeias anunciou bloqueio à importação de carne bovina brasileira relacionada à JBS, maior processadora de proteína animal do mundo. Os produtos que estão sendo retirados das prateleiras incluem cortes nobres frescos, carne em conserva e carne seca.

A medida foi tomada na esteira de uma reportagem do grupo independente de investigação Repórter Brasil em parceria com a Mighty Earth, ONG ambiental com sede em Washington, nos EUA, que revelou a associação da produção da gigante brasileira e outras, como a Marfrig e Minerva, com o desmatamento na Amazônia, Cerrado e Pantanal.

A Mighty Earth compartilhou as descobertas diretamente com as varejistas antes da publicação oficial, o que resultou nos anúncios de hoje. Comprometeram-se com o bloqueio o Carrefour Belgium, a Sainsbury’s UK, o Princes Group (também no Reino Unido), Lidl Netherlands (Holanda), o Auchan France e o grupo belga Ahold Delhaize.

Fonte: Um Só Planeta

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Desmatamento em terras indígenas permanece zerado em 60% dos territórios na Amazônia

Desmatamento em terras indígenas é zero em 60% dos territórios da Amazônia e representa apenas 1,7% da perda florestal, aponta Imazon.

Terras raras no Brasil: governo articula reação à compra de mina pelos EUA 

Governo tenta impedir a venda da Serra Verde a uma empresa dos EUA, enquanto o marco das terras raras no Brasil avança no Congresso.

Diálogos Amazônicos debate clima, economia e futuro da indústria na Amazônia

"O webinar integra a programação do projeto Diálogos Amazônicos,...

II Seminário Floresta Viva Amazonas apresenta resultados e discute restauração da vegetação nativa

II Seminário Floresta Viva, organizado pelo Idesam e parceiros, fortalece debate sobre restauração da vegetação nativa no Amazonas.