Marcos Palmeira vai recuperar com espécies nativas 130 hectares de fazenda onde produz alimentos orgânicos

Fora das telas, o ator Marcos Palmeira, que atualmente interpreta o personagem José Leôncio na novela Pantanal, da Rede Globo, há muitos anos já é um defensor do meio ambiente. Além da carreira, ele investe parte de seu tempo na Fazenda Vale das Palmeiras, em Teresópolis, região serrana do Rio de Janeiro. 

Quando comprou a fazenda, que tem uma área de 200 hectares, a vegetação estava bastante degradada e com diversas áreas de desmatamento. Havia apenas uma pequena produção convencional de hortaliças. Aos poucos, a área foi sendo restaurada, incluindo a proteção do entorno de nascentes. A Vale das Palmeiras se tornou então uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), em que o proprietário assume o compromisso com a conservação da natureza.

Além disso, Marcos realizou um antigo sonho do avô: começou a fabricar produtos orgânicos na fazenda. Desde 1997 possui a Certificação Orgânica, selo nacional que atesta oficialmente o setor. O foco são derivados do leite, como queijo minas frescal, ricota, coalhada, queijo cottage e iogurte. As vacas são tratadas com homeopatia e não há uso nenhum de hormônios, antibióticos ou pesticidas ali.

Em janeiro deste ano, inclusive, o queijo frescal da Vale das Palmeiras foi eleito um dos melhores do Brasil, numa premiação que contou com a inscrição de 120 queijos de 60 diferentes produtores de 18 estados.

marcos palmeira fazenda recuperacao especies nativas 2 conexao planeta
Imagem da Fazenda Vale das Palmeiras, em Teresópolis

Agora, há poucos dias, o ator usou seu perfil no Instagram, para contar que irá recuperar uma área de 1.300.000 metros quadrados em sua fazenda, o equivalente a mais de 200 mil árvores, entre plantadas e regeneradas. Para isso, contará com a ajuda do Instituto Terra de Preservação Ambiental. “O plantio será com espécies nativas da Mata Atlântica, como palmito jussara, jequitibá, aroeira, pau ferro e várias outras”.

https://www.instagram.com/reel/CdoJQibJ9kF/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Fonte: Conexão Planeta

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Sociobioeconomia: Redes da Amazônia recebem até R$ 11,7 milhões

Redes da Amazônia avançam na sociobioeconomia e poderão receber até R$ 11,7 milhões cada para fortalecer negócios comunitários.

Tornados no Brasil: por que o país é o segundo mais propenso do mundo 

Tornados no Brasil chegam a 81 registros em 2026 e podem bater recorde; entenda a influência do El Niño, das massas de ar e do clima.

Quando a inteligência precisa de território

"A Amazônia precisa decidir se continuará exportando apenas recursos...

Quando a inteligência começa a governar o desenvolvimento da Amazônia

"A Amazônia aprendeu a construir fábricas antes de aprender...

Por que a Zona Franca de Manaus nunca deixa de ser questionada?

“Atravessando governos, reformas tributárias e mudanças profundas na economia...