Maranhão celebra reconhecimento da Unesco por Lençóis Maranhenses e Bumba-Meu-Boi e promove ações de conscientização e preservação cultural.
O Maranhão celebra nesta semana dois reconhecimentos da Unesco pela sua relevância cultural e natural. Nesta quinta (14) e sexta-feira (15), serão entregues oficialmente os títulos de Patrimônio Mundial Natural ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi. As cerimônias ocorrem em Barreirinhas e São Luís, reunindo autoridades, lideranças comunitárias e representantes culturais e turísticos.

O governador Carlos Brandão destacou que o evento no estado garante a participação popular e valoriza o turismo e a preservação. Para a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, o patrimônio é um legado a ser transmitido às próximas gerações.

Reconhecido pela Unesco em 2019, o Bumba-Meu-Boi é símbolo de identidade e resistência, com sotaques e expressões próprias, como matraca, zabumba e orquestra. Já o título dos Lençóis foi concedido em julho de 2024, durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial na Índia. Com 155 mil hectares de dunas e lagoas, o parque abriga ecossistemas raros na transição entre Cerrado, Caatinga e Amazônia.
O governo estadual e o ICMBio lançaram o projeto “Diálogos sobre o Patrimônio Mundial Natural” para definir estratégias de preservação e qualificação do destino. As acções são feitas em meio ao crescimento do turismo: só em junho de 2025, São Luís recebeu quase 90 mil visitantes para as festas juninas, o maior número em 13 anos.