Maranhão comemora seus títulos de Patrimônio da Humanidade pela Unesco

Maranhão celebra reconhecimento da Unesco por Lençóis Maranhenses e Bumba-Meu-Boi e promove ações de conscientização e preservação cultural.

O Maranhão celebra nesta semana dois reconhecimentos da Unesco pela sua relevância cultural e natural. Nesta quinta (14) e sexta-feira (15), serão entregues oficialmente os títulos de Patrimônio Mundial Natural ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi. As cerimônias ocorrem em Barreirinhas e São Luís, reunindo autoridades, lideranças comunitárias e representantes culturais e turísticos.

leo castro 7rZLx5w1Kj0 unsplash
Vista aérea dos Lençóis Maranhenses. Foto: Leo Castro/Unsplash

O governador Carlos Brandão destacou que o evento no estado garante a participação popular e valoriza o turismo e a preservação. Para a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Noleto, o patrimônio é um legado a ser transmitido às próximas gerações.

Apresentação do Bumba-Meu-Boi no Maranhão, com integrantes em trajes coloridos e adornos típicos, celebrando a tradição cultural reconhecida pela Unesco. Foto: Divulgação | Secom Gov MA.
Foto: Divulgação | Secom Gov MA.

Reconhecido pela Unesco em 2019, o Bumba-Meu-Boi é símbolo de identidade e resistência, com sotaques e expressões próprias, como matraca, zabumba e orquestra. Já o título dos Lençóis foi concedido em julho de 2024, durante reunião do Comitê do Patrimônio Mundial na Índia. Com 155 mil hectares de dunas e lagoas, o parque abriga ecossistemas raros na transição entre Cerrado, Caatinga e Amazônia.

O governo estadual e o ICMBio lançaram o projeto “Diálogos sobre o Patrimônio Mundial Natural” para definir estratégias de preservação e qualificação do destino. As acções são feitas em meio ao crescimento do turismo: só em junho de 2025, São Luís recebeu quase 90 mil visitantes para as festas juninas, o maior número em 13 anos.

Bruna Akamatsu
Bruna Akamatsu
Bruna Akamatsu é jornalista e mestre em Comunicação. Especialista em jornalismo digital, com experiência em temas relacionados à economia, política e cultura. Atualmente, produz matérias sobre meio ambiente, ciência e desenvolvimento sustentável no portal Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

Soluções sustentáveis do Idesam beneficiam mais de 3 mil famílias e protegem a floresta em pé

Idesam fortalece comunidades, fomenta cadeias produtivas e conserva 4 milhões de hectares na Amazônia.

Ondas de calor se torna rotina em favelas e aldeias, aponta levantamento climático

Eventos extremos como calor, enchentes e secas afetam comunidades vulneráveis em todo o Brasil, revela pesquisa inédita em 119 territórios.

Mosquitos chegam à Islândia pela primeira vez e escancaram avanço das mudanças climáticas no Ártico

Chegada inédita de mosquitos na Islândia expõe os impactos das mudanças climáticas no ecossistema do país nórdico, antes livre desse inseto.

Urina é transformada em fertilizante por sistema sustentável movido a energia solar

Sistema desenvolvido por pesquisadores da USP e Stanford transforma urina em fertilizante usando a energia solar.