Lula promete criar Ministério para os Povos Indígenas

Pré-candidato esteve presente no Acampamento Terra Livre, onde escutou as reivindicações feitas pelos indígenas e prometeu revogar o desmonte promovido por Bolsonaro

Lula da Silva (PT), pré-candidato à presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores, declarou que, caso eleito, pretende criar um Ministério dos Povos Indígenas, com um indígena como líder. Lula esteve presente no Acampamento Terra Livre, maior movimento de reivindicações e resistência indígena, nesta manhã de terça-feira (12), em Brasília, onde escutou demandas e críticas.

A visita do petista ao acampamento contou com uma plenária, onde ele escutou as reivindicações, estruturada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e suas organizações regionais, que podem ser lidas em sua carta aberta ao ex-presidente. As reivindicações estão divididas em 5 eixos, que consistem em: direitos territoriais – demarcação e proteção aos territórios indígenas; retomada dos espaços de participação e controle social indígena; reconstrução de políticas e instituições indígenas; interrupção da agenda anti-indígena no Congresso Federal e uma agenda ambiental.

Em seguida, Lula fez um discurso em que admite que o Partido dos Trabalhadores, em seus anos de governo, “não fez tudo que poderia ser feito” pelos povos originários, mas lamenta que o que fizeram foi desmontado pelo atual governo de Jair Bolsonaro. Ele compromete-se, então, na construção de um Ministério para tratar das questões indígenas.

https://twitter.com/LulaOficial/status/1513919890230497282?s=20&t=UDrxLf7PX4wjWNfa6kb7gg

“Se a gente criou o Ministério da Igualdade Social, dos direitos humanos, o Ministério da Pesca, por que a gente não pode criar um Ministério para discutir as questões indígenas?” questiona, sendo ovacionado pela multidão. O pré-candidato disse que, se eleito, vai revogar tudo o que foi feito para prejudicar os povos indígenas

O encontro do pré-candidato com os indígenas pode ser visto neste vídeo:

Fonte: O Eco

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Startup transforma biodiversidade amazônica em tecnologia que acelera cicatrização

Biodiversidade amazônica impulsiona startup que desenvolve tecnologia para acelerar cicatrização e cria soluções sustentáveis em saúde e bioeconomia.

Super El Niño pode acontecer? Veja o que dizem especialistas sobre o termo viral

El Niño 2026 levanta dúvidas sobre intensidade do fenômeno; especialistas explicam riscos, impactos no Brasil e limites das previsões climáticas.

Florestas africanas já emitem mais carbono do que absorvem, diz estudo

Estudo mostra que florestas africanas passaram a emitir carbono, elevando riscos climáticos e reforçando alerta para a preservação das florestas tropicais.

Conheça a lenda da vitória-régia, símbolo da flora amazônica

Conheça a lenda da vitória-régia, narrativa amazônica que explica a origem de uma das plantas mais emblemáticas da floresta.