Justiça concede liminar e Rio Grande do Sul volta a proibir pesca de arrasto

Justiça Federal acolheu o pedido da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS). Fica proibida a pesca de arrasto das três até as 12 milhas náuticas na costa do estado

A pesca de arrasto voltou a ser suspensa na costa do Rio Grande do Sul, ao menos por enquanto. Uma liminar concedida pela Justiça Federal determinou a suspensão dos atos que autorizavam esse tipo de pesca dentro das 12 milhas náuticas da faixa marítima na costa do Rio Grande do Sul. O estado possui, desde 2018, uma lei proibindo a prática. 

A decisão foi tomada pela Juíza Federal Clarides Rahmeier, da 9ª Vara Federal de Porto Alegre. A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) argumentou, na ação, que as portarias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/Secretaria de Aquicultura e Pesca (MAPA/SAP) Nº 115/2021 e MAPA/SAP Nº 634/2022, que permitiam a pesca de arrasto no litoral gaúcho, não observavam a necessária sustentabilidade da prática e que poderiam causar dano irreparável ao meio ambiente gaúcho.

“A pesca de arrasto é uma atividade que prejudica diretamente a economia e o ecossistema gaúcho. A decisão alcançada por meio do trabalho da PGE preserva a atividade e o sustento de milhares de famílias de pescadores artesanais e garante a sustentabilidade de todo um ecossistema. Nosso objetivo é manter a atividade viável para essa e para as próximas gerações, sem comprometer o meio ambiente”, frisou o procurador-geral do Estado, Eduardo Costa.

Fonte: O Eco

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Projeto do Idesam completa 15 anos com 77 mil mudas plantadas na Amazônia

Projeto do Idesam completa 15 anos com 77 mil mudas plantadas e 101 hectares restaurados na Amazônia.

Petrobras pode voltar ao setor de mineração? Nova parceria por minerais críticos aponta esse caminho

Petrobras e BNDES firmam acordo sobre minerais críticos, mas avanço reacende debate sobre mineração, petróleo e transição energética.

O Brasil que Brasília e São Paulo ainda não enxergam

"Encontrar soluções únicas para um país complexo e grande...

IA: a urgência da regulação ética e universal

A velocidade da inovação jamais poderá superar a velocidade...

Quando a seleção parece o país

Há muito tempo deixamos de assistir apenas aos jogos...