Investigação revela conexões do McDonald’s com desmatamento ilegal

Uma investigação conduzida pelo Repórter Brasil mostrou como a maior cadeia de fast food do mundo, o McDonald’s, está associada com atividades que impactam o meio ambiente e os Direitos Humanos ao redor do mundo. Desde o sanduíche até o café, passando pela laranja utilizada nos sucos, fornecedores com histórico de desmatamento ilegal e acusações de trabalho análogo à escravidão seguem na cadeia de valor do McDonald’s, a despeito dos compromissos corporativos da corporação por ações contra a mudança do clima e proteção dos Direitos Humanos.

De acordo com a reportagem, é falso o argumento do McDonald’s, segundo o qual toda a soja utilizada na alimentação dos frangos processados em seus restaurantes vem de cadeias produtivas livres de desmatamento. Isso porque um dos fornecedores da empresa é a SLC Agrícola, dona de 16 fazendas com registro de perda de cobertura florestal na última década, além de suspeitas de “lavagem de gado”. Outro fornecedor do McDonald’s no Brasil é uma fábrica de hambúrgueres da JBS em Campo Grande (MS), que processou carne comprada na Fazenda Copacabana em 2019, mesmo ano em que foram resgatados nove indígenas que trabalhavam em condições indignas no local.

No caso do suco de laranja, um dos fornecedores globais é a Sucocítrico Cutrale; no ano passado, o Repórter Brasil descobriu que a empresa impôs uma série de restrições aos safristas que atuam na colheita da laranja, como corte de vale-alimentação e de horas-extra no deslocamento deles até a lavoura.

Bloomberg também repercutiu essas informações.

Fonte: Clima Info

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O acordo Mercosul-União Europeia e a nova geografia da competitividade

Em tempos de guerras tarifárias e reorganização das cadeias...

Chuvas no Rio Grande do Sul afetam quase 60 mil pessoas em 218 cidades 

Chuvas no Rio Grande do Sul afetam quase 60 mil pessoas em 218 municípios, deixam 488 desabrigados e mantêm rios sob alerta de inundação.

Enchentes no Rio Grande do Sul revivem riscos de 2024 e expõem fragilidades 

Enchentes no Rio Grande do Sul atingem 169 municípios, deixam mais de 1000 fora de casa e mantêm o alerta para novas chuvas.

Crime organizado na Amazônia ameaça povo indígena na fronteira entre Brasil e Peru

Crime organizado na Amazônia avança sobre terras indígenas, ameaça lideranças ashaninka e pressiona Brasil e Peru a reforçarem a segurança.

Como se preparar para enfrentar os efeitos da estiagem severa é tema do Diálogos Amazônicos

"Fundação Getulio Vargas (FGV) promove, na próxima segunda-feira (27),...