Pesquisa do Inep aponta que Brasil pode ter apagão de professores

Uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revela uma preocupante escassez de professores com formação específica em várias áreas dos ensinos fundamental e médio no Brasil. O estudo aponta para uma significativa carência de profissionais qualificados e um alto número de docentes atuando em disciplinas para as quais não foram originalmente formados

INEP
Foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação

O relatório do Inep destaca casos como professores formados em matemática ministrando aulas de física e química, e docentes de português ensinando línguas estrangeiras. A situação é particularmente grave em disciplinas como sociologia, onde 60% dos professores não possuem formação específica na área. A mesma realidade se aplica a cerca de metade dos docentes de língua estrangeira, física e filosofia

Diante desse cenário, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que está empenhado na valorização dos professores através de políticas e ações voltadas para a formação e qualificação dos docentes, incluindo planos de cargos e remuneração.

Em 2023, ano em que o Brasil assumiu a presidência do G20, o MEC destacou a valorização docente como um dos três eixos prioritários do encontro. Uma das primeiras medidas adotadas pelo ministro Camilo Santana foi o reajuste de quase 15% no piso salarial dos professores.

Este estudo do Inep chama atenção para a urgente necessidade de investimentos na formação de professores, visando garantir a qualidade da educação nos ensinos fundamental e médio no país.

A valorização da carreira docente e o aprimoramento da formação pedagógica são fundamentais para enfrentar os desafios educacionais do Brasil.

*Com informações TV BRASIL

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Quando Manaus produz, São Paulo também ganha

Na Conferência ZFM 2050, Victor Bastos, representante do CIEAM, propõe transformar a preservação dos incentivos em uma agenda de fornecedores, investimentos e produção nacional. Sua exposição dá conteúdo prático à aproximação entre Amazonas e São Paulo defendida nesta coluna.

O que esperar dos governadores eleitos na Amazônia Legal?

Eleições 2026 definem novos governadores eleitos na Amazônia; reportagem analisa propostas ambientais, desafios e contradições.

Eleições 2026: candidatos com multas ambientais receberam R$ 253,6 milhões em crédito rural

Candidatos com multas ambientais receberam R$ 253,6 milhões em crédito rural entre 2013 e 2026, aponta levantamento do Greenpeace.

Cinco estados da Amazônia empenharam apenas 1,3% do orçamento em agenda climática

Investimentos na agenda climática de governadores que buscam reeleição somam cerca 1,3% do orçamento em cinco estados amazônicos.