Grupo da USP usa redes sociais para orientar sobre uso indevido de álcool e drogas

Grupo multiprofissional do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP estuda sobre abuso de álcool e outras drogas e trabalha com a divulgação de informações e conscientização sobre os riscos à saúde

Por Leonardo Câmara

Como o serviço de saúde pública pode alcançar a população, especialmente a que enfrenta problemas com o uso de drogas? Difícil reconhecimento, desinformação, preconceitos, distanciamento social e desigualdades são complexos obstáculos a serem ultrapassados quando o assunto é saúde mental. Um caminho encontrado pelo Programa do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) é a comunicação pelas mídias digitais como Facebook e Instagram.

O Grea, criado por profissionais do IPq em 1981, tem trabalhado as redes sociais para a promoção da saúde relacionada ao uso inapropriado de álcool e diferentes drogas. Funcionando desde 2013, em sua página no Facebook, o projeto leva informações sobre as características das substâncias psicoativas; dependências e transtornos; vulnerabilidade; impacto; e ações de enfrentamento e prevenção.

Canais de comunicação

20052022 CIGARROELETRONICOGREA
Facebook Grea IPq

A equipe mantém redes sociais como Facebook e Instagram para a publicação de informações sobre saúde mental, pesquisas relevantes, divulgação de eventos e de cursos. Os meios são diversos e reúnem textos explicativos, imagens e vídeos com especialistas. Alguns exemplos são Como as drogas são classificadas? e Jovens e o uso de cigarro eletrônico.

Uma das postagens explica o principal mecanismo responsável pela dependência, o prazer. Eles explicam que essa sensação é desenvolvida por um segmento neurológico chamado “sistema de recompensa”, que pode ser ativado para inúmeras tarefas do nosso dia a dia: alimentação, sexo, exposição ao sol, entre outras. O problema ocorre quando uma droga altera o equilíbrio da química envolvida nessas conexões nervosas de modo a ocasionar um prazer mais desejável que os outros.

Outra postagem alerta sobre os efeitos do uso do álcool ou de outras substâncias durante a gravidez. O grupo descreve alguns efeitos a curto prazo como parto prematuro, aborto e malformações ao nascimento. Também destaca que o bebê pode apresentar abstinência após o nascimento. A longo prazo, também há o risco de problemas no desenvolvimento neurológico da criança, transtornos psiquiátricos e diversas doenças relacionadas a outros órgãos. 

20052022 DROGASGRAVIDEZGREA
Facebook Grea IPq

Além das redes sociais, também é possível acompanhar o trabalho do Grea pelo seu canal no youtube. Nessa plataforma, há a publicação de vídeos mais longos, assim como a divulgação de eventos relacionados à área de estudos específicos ao álcool e a outras drogas e suas correlações com diferentes campos da saúde.

A interdisciplinaridade em saúde mental

O programa foi idealizado na transição dos estudos em psiquiatria pelo mundo, com o progressivo contato entre diversos profissionais de grupos de pesquisa, como o de álcool e o de fármaco-dependência. Inicialmente, a intenção era ampliar o conhecimento sobre o assunto e o atendimento à comunidade. Atualmente, o projeto envolve também a elaboração de cursos, programas de prevenção, consultoria e educação.

O Grea reúne psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, entre outros especialistas, sendo considerado um centro de excelência para tratamento e prevenção de drogas pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). O grupo se insere nos serviços de atendimento do Ambulatório Geral e da Enfermaria de Comportamento Impulsivo (ECIM); no Programa de Acompanhamento Remoto (PAR) desenvolvido na pandemia da covid-19; no projeto de atenção aos próprios servidores Você HC; em cursos de especialização; nas residências médica e multiprofissional; e nos projetos de pesquisa de pós-graduação.

É possível entrar em contato com o Grea pelo e-mail [email protected] e pelo telefone (11) 2661-7892. Para acompanhar as redes sociais acesse o Facebook e Instagram.

Fonte: Jornal da USP

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Água em risco: como a poluição ameaça a vida nos rios do planeta e o que pode ser feito agora

Com a maior rede hidrográfica do planeta e uma biodiversidade aquática extraordinária, o país está no centro desse debate. Ao mesmo tempo, enfrenta desafios conhecidos: saneamento insuficiente, poluição por mineração, expansão agrícola e impactos das mudanças climáticas. A Amazônia, por exemplo, já apresenta sinais de contaminação por plásticos e outros poluentes, evidenciando que nem mesmo regiões consideradas remotas estão imunes

Terras raras no Brasil entram no centro da disputa por soberania nacional

Terras raras no Brasil entram na disputa global, com Lula defendendo soberania mineral diante de pressões externas e impactos ambientais.

Mineração sustentável é possível? Transição energética expõe dilema

Mineração sustentável é possível? Avanços tecnológicos enfrentam limites ambientais, pressão sobre ecossistemas e desafios da transição energética.

O mundo mudou — e a Amazônia precisa reagir antes de ser empurrada

Entrevista | Denis Minev ao Brasil Amazônia Agora Empresário à...