Governo nomeia Daniella Marques para assumir presidência da Caixa Econômica Federal

Nomeação ocorre após a oficialização do pedido de demissão do então presidente do banco, Pedro Guimarães

Pedro Zanattado CNN Brasil Business

O governo nomeou, nesta quarta-feira (29), a atual secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques Consentino, para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal. A informação já havia sido antecipada por Thais Arbex, analista de Política da CNN.

A nomeação ocorre após a oficialização do pedido de demissão do então presidente do banco, Pedro Guimarães, que estava no cargo desde o início do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019.

Daniella Marques integra o governo federal desde 2019, quando foi nomeada como chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do ministro da Economia, Paulo Guedes.

De acordo com o Ministério da Economia, ela atuou por 20 anos no mercado financeiro, na área de gestão independente de fundos de investimentos. Marques também foi sócia-fundadora e diretora de fundos de investimento.

Denúncias de assédio

A nomeação de Marques ocorre após o Ministério Público Federal (MPF) abrir uma investigação sobre denúncias de funcionárias da Caixa de que Pedro Guimarães teria praticado assédio sexual.

Fontes do MPF relataram que o procedimento corre sob sigilo judicial e está em fase de oitiva de testemunhas e de potenciais vítimas.

A investigação foi revelada pelo portal “Metrópoles”, na terça-feira (28), e confirmada pela CNN. Procurado por meio da assessoria de imprensa do banco, o presidente da Caixa não se manifestou sobre o tema.

Após a revelação do caso, o banco decidiu cancelar a entrevista coletiva do Plano Safra, que estava prevista para ocorrer na tarde desta quarta-feira (29).

Texto publicado originalmente em CNN BRASIL 29/06/2022

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Agrotóxico mais usado no mundo, glifosato afeta polinização ao mudar cérebro das abelhas

Glifosato altera o cérebro das abelhas e reduz em 13% a busca por alimento. Estudo alerta para impactos não letais do agrotóxico.

Ciclone ameaça Sul e Sudeste com ventos acima de 100 km/h 

Ciclone ameaça Sul e Sudeste com temporais, granizo e ventos acima de 100 km/h. Rio Grande do Sul também enfrenta risco de tornado.

O que realmente vai para a reciclagem? Saiba como descartar resíduos do dia a dia

Reciclagem vai além da coleta seletiva: veja como descartar corretamente remédios, cosméticos, eletrônicos, lâmpadas e outros resíduos.

Apreensão de 5,5 mil formigas raras expõe mercado ilegal na Europa 

Comércio de formigas raras cresce na Europa, incentiva a biopirataria no Quênia e amplia os riscos de introdução de espécies invasoras.