Ministério do Meio Ambiente define gestão integrada para o Baixo Rio Madeira

O objetivo com a gestão integrada é tornar a administração das áreas de conservação mais alinhada e participativa, considerando diferentes técnicas de manejo

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, assinou uma portaria na última semana criando o Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Madeira, que passa a integrar a gestão de cinco unidades de conservação estaduais, uma federal e duas terras indígenas no Amazonas. A ação abrange 2,4 milhões de hectares na área de influência da BR-319.

O mosaico representa um marco para a conservação da Amazônia, pois adota um modelo de gestão integrada e participativa para áreas protegidas próximas ou sobrepostas, considerando diferentes categorias de manejo.

Vista aérea do Rio Madeira
Vista aérea do Rio Madeira | Foto: Wilson Dias/ABr – Agência Brasil/Reprodução

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a iniciativa fortalecerá a proteção ambiental, promoverá o ordenamento territorial e incentivará a governança, fiscalização ambiental e geração de renda sustentável, principalmente por meio do turismo e da agricultura familiar.

Próximos passos

Após dois anos de planejamento, a criação do Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Madeira foi resultado de um amplo diálogo entre órgãos ambientais, associações comunitárias, pesquisadores e ONGs.

Para os próximos anos, estão previstas ações como o fortalecimento da fiscalização, a implementação de sistemas de monitoramento ambiental, o incentivo a atividades produtivas sustentáveis e a ampliação da participação social na gestão do território. Essas medidas visam consolidar a proteção da biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável na região.

Vista aérea da comunidade Urucurituba, do povo Mura, à margens do rio Madeira, em Autazes. O Baixo Rio Madeira agora contará com gestão integrada, visando também ampliar a participação social na gestão do território.
Vista aérea da comunidade Urucurituba, do povo Mura, à margens do rio Madeira, em Autazes. (Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real)

Áreas que compõem o Mosaico de Áreas Protegidas do Baixo Rio Madeira:

🔹 Reserva Extrativista (Resex) do Lago do Capanã Grande – gerida pelo ICMBio

🔹 Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) – geridas pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas:

  • Rio Amapá
  • Rio Madeira
  • Igapó-Açu
  • Matupiri

🔹 Parque Estadual do Matupiri – gerido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas

🔹 Terras Indígenas Cunhã-Sapucaia e Arary – administradas pela Funai

Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

A reforma administrativa e o Brasil real: a virada de chave que falta

A reforma administrativa, pode finalmente ser o país que...

Brasil 2040: quando ciência, coragem e floresta convergem

"O Brasil tem a chance de transformar seu capital...

A Zona Franca e a régua dos bacanas

Entre o cianeto de Aristóteles e as contas da Receita