Garimpeiro disse que se sentia protegido por “Lei de Bolsonaro”

Projetos de transparência de informações acessaram documentos do ICMBio onde garimpeiro disse que a política ambiental de Jair Bolsonaro fazia se sentir protegido em cometer os crimes em terra indígena Yanomami

Dados de autos de infração ambiental obtidos pelo projeto Data Fixers, em parceria com a agência de Dados Fiquem Sabendo, revelam o clima de impunidade que imperou na Amazônia durante a gestão Bolsonaro. Em um dos autos ao qual o projeto teve acesso, o órgão ambiental relata que o infrator ironizou a ação de fiscalização contra o garimpo na Terra Indígena Yanomami e disse se sentir protegido por “Lei de Bolsonaro”. A informação foi divulgada na segunda-feira (6).

O auto em questão refere-se a uma operação realizada em setembro de 2022 pelo ICMBio na região da Estação Ecológica Maracá, em Roraima, que estava sendo utilizada como ponto de logística em apoio ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami.

Durante a operação, os agentes do órgão ambiental abordaram um homem que admitiu fazer o transporte de suprimentos e pessoas para a região do garimpo. O auto de infração relata que, além de não colaborar com a fiscalização, o homem ria da ação dizendo que era certo que “tudo isso não dá em nada” e que os garimpeiros poderiam ficar tranquilos porque “aqui nada será destruído pois a lei do Bolsonaro não permite”.

Garimpeiro disse que se sentia protegido por "Lei de Bolsonaro"

Fonte: O Eco

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Amazônia Inteligente 2026: quem precisa participar

“Mais do que um evento de tecnologia, um chamado...

Startup transforma biodiversidade amazônica em tecnologia que acelera cicatrização

Biodiversidade amazônica impulsiona startup que desenvolve tecnologia para acelerar cicatrização e cria soluções sustentáveis em saúde e bioeconomia.

Super El Niño pode acontecer? Veja o que dizem especialistas sobre o termo viral

El Niño 2026 levanta dúvidas sobre intensidade do fenômeno; especialistas explicam riscos, impactos no Brasil e limites das previsões climáticas.

Florestas africanas já emitem mais carbono do que absorvem, diz estudo

Estudo mostra que florestas africanas passaram a emitir carbono, elevando riscos climáticos e reforçando alerta para a preservação das florestas tropicais.