BNDES canaliza recursos do Fundo Amazônia para merenda escolar

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) revelou hoje a destinação de até R$ 336 milhões do Fundo Amazônia para impulsionar a agricultura de base sustentável e a alimentação escolar saudável. A iniciativa financiará dez projetos selecionados por meio de edital, abrangendo os nove estados da Amazônia Legal.

Os projetos devem focar no fortalecimento da capacidade de produção, aquisição e consumo de alimentos sustentáveis, promovendo a sociobiodiversidade. O objetivo central é proporcionar comida saudável e segurança alimentar a crianças e jovens em escolas públicas, beneficiando também agricultores familiares, incluindo comunidades quilombolas, assentados, grupos de mulheres, povos indígenas e outras comunidades tradicionais.

Tereza Campello, diretora Socioambiental do BNDES, destaca a inovação da abordagem: “Apoiar simultaneamente a demanda e a oferta de forma integrada abre caminho para desenvolver modelos replicáveis em toda a Amazônia Legal e no país”.

A seleção é parte do projeto Amazônia na Escola: Comida Saudável e Sustentável, fruto da colaboração entre o BNDES, gestor do Fundo Amazônia, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e os ministérios do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). As entidades assinarão um acordo de cooperação técnica, delineando ações para a implementação da chamada

d31ffbf8 2654 442d aac1 1c67f53e9895
Alunos de baixa renda estão recebendo alimentação escolar após suspensão das aulas Foto: Arquivo/FNDE

BNDES amplia investimento em projetos sustentáveis na Amazônia Legal

Em um movimento para fortalecer a bioeconomia e combater o desmatamento, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que cada projeto selecionado pelo Fundo Amazônia receberá no mínimo R$ 10 milhões. Esta iniciativa visa atingir 56 municípios e marca uma nova fase do Fundo, focada em projetos estruturantes de maior escala e impacto.

Tereza Campello, diretora Socioambiental do BNDES, enfatiza que consolidar cadeias produtivas sustentáveis e justas é essencial para um novo modelo de desenvolvimento baseado na bioeconomia. Esta abordagem busca oferecer alternativas às atividades que induzem o desmatamento.

A estratégia visa abordar vários desafios da região, promovendo emprego, justiça social, conservação ambiental, e estimulando a economia local com atividades produtivas sustentáveis. Um foco especial é aumentar a segurança alimentar de crianças e jovens. O BNDES informou que fundações de direito privado, associações civis e cooperativas estão elegíveis para participar da seleção.

O estado do Pará receberá duas propostas, enquanto cada um dos outros estados da Amazônia Legal – Acre, Amapá, Roraima, Rondônia, Tocantins, Amazonas, Maranhão e Mato Grosso – terá uma proposta selecionada. Os interessados podem acessar o edital no site do Fundo Amazônia para mais detalhes.

*Com informações Brasil 247

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O mundo mudou — e a Amazônia precisa reagir antes de ser empurrada

Entrevista | Denis Minev ao Brasil Amazônia Agora Empresário à...

Inmetro reposiciona a regulação como aliada da competitividade na Amazônia

"Aproximação com o Polo Industrial de Manaus, expansão da...

Do silêncio à dignidade: dois anos de escuta, compromisso e transformação

"Dois anos de escuta que transformam silêncio em proteção,...

Facções na Amazônia transformam crimes ambientais em negócio lucrativo

Estudo revela como facções na Amazônia exploram crimes ambientais, ampliam lucros ilegais e intensificam conflitos e impactos socioambientais.