Fabricação de bicicletas alcança novo recorde com 457 mil unidades em 2023

Seguindo tendência mundial de crescimento, categoria das elétricas registrou alta de 6,2% na comparação com o ano anterior

As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus – PIM produziram 456.917 unidades no ano passado. Segundo levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo, o setor registrou retração de 23,7% na comparação com 2022

Bicicletas

Em dezembro, 7.245 unidades saíram das linhas de montagem, o que corresponde a uma queda de 50,3% em relação ao mesmo mês de 2022.

Produção por categoria

A categoria mais produzida foi a Moutain Bike (MTB), correspondendo a 59,8% da produção.

Porém, o grande destaque foi a bicicleta elétrica que, apesar de representar ainda 2,5% do volume de produção do Polo de Manaus, apresentou uma alta de 6,2% em relação a 2022, seguindo as tendências mundiais de crescimento da categoria.  

Confira os volumes de produção alcançados em 2023 e o comparativo com o ano anterior:

WhatsApp Image 2023 12 15 at 12.00.24

Em dezembro, as três categorias mais produzidas foram: MTB (com 91,5% do volume total fabricado), Infantojuvenil (com 7,2% da produção) e Elétrica (com 0,6%).

Distribuição por região

A região que mais recebeu bicicletas produzidas no PIM no ano passado foi a Sudeste, com 250.977 unidades e 54,9% do total produzido. A Região Sul ficou em segundo lugar, com 78.262 unidades e 17,1% do total fabricado, seguida pelo Nordeste (com 63.035 bicicletas e 13,8%), Centro-Oeste (com 39.510 unidades e 8,6%) e Norte (com 25.133 bicicletas e 5,5%).

Projeção 2024

Segundo previsões da Abraciclo, a produção de bicicletas deverá alcançar 360 mil unidades em 2024, um volume 21,2% inferior na comparação com 2023, consequência da mudança do mercado que exige, cada vez mais, produtos de maior valor agregado da indústria. 

Acesse a apresentação com os números completos do Segmento de Bicicletas:

www.abraciclo.com.br/site/wp-content/uploads/2024/01/Apresentação-Encontros-de-Imprensa-Abraciclo-Janeiro-de-2024.pdf

Sobre a ABRACICLO e o Setor de Duas Rodas

Com 47 anos de história e contando com 14 associadas, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – ABRACICLO representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão a coordenação, desenvolvimento e defesa da competitividade do setor por meio de ações baseadas em três pilares: Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.

A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as sete maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram cerca de 16,8 mil empregos diretos em Manaus/AM

copia de WhatsApp Image 2023 12 15 at 12.00.24 1
Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Energia, o nervo exposto da economia global

"Economia global sob tensão: petróleo, guerras e transição verde...

Amazônia no centro do tabuleiro

"Com “Amazônia no centro”, o mundo voltou os olhos...

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.