Especialistas apontam ameaças acentuadas pela crise climática para a segurança do Brasil

Um grupo de especialistas em segurança internacional divulgou na última 2ª feira (30/11) um relatório sobre os efeitos potenciais da mudança do clima sobre a segurança estratégica do Brasil. O diagnóstico é direto: a maior e mais populosa nação da América Latina não está adequadamente preparada para lidar com os impactos de fatores de estresse relacionados ao clima sobre segurança, economia, reserva de recursos naturais e infraestrutura nacional crítica (especificamente usinas hidrelétricas e instalações militares).

Formulado pelo Conselho Militar Internacional sobre Clima e Segurança (IMCCS, sigla em inglês), o documento exorta o governo brasileiro a incorporar a questão climática em suas políticas de segurança estratégica e a se preparar para os efeitos da mudança do clima, em particular o aumento do nível do mar e a variabilidade da precipitação no país.

O documento ressalta também os impactos potenciais da crise climática na Amazônia – historicamente considerada pelas Forças Armadas brasileiras como área de interesse estratégico do país. “Proteger a Floresta Amazônica é proteger a segurança nacional do Brasil”, explicou Shilok Fetzek, analista do IMCCS. “A floresta impulsiona ciclos de água que abastecem o Brasil com eletricidade e água, e a economia do país, a segurança humana e a segurança nacional dependem de impedir que o desmatamento chegue a um ponto crítico que destrua permanentemente a Amazônia – e o sistema climático global”.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O debate fiscal visto da Amazônia 

“A dívida pública e o país que fica fora...

Petrobras registra 3ª descoberta de petróleo na Foz do Amazonas

Petrobras registra terceira descoberta de petróleo na Foz do Amazonas, no poço Morpho, e conclui a perfuração na costa do Amapá.

Governo prevê rastrear máquinas para combater garimpo ilegal na Amazônia

Nova regra prevê rastrear máquinas para combater o garimpo ilegal na Amazônia, enquanto falhas no controle de combustíveis desafiam a fiscalização.

Indicado a secretário de Meio Ambiente do Pará tem autuação por desmatamento

Futuro secretário de Meio Ambiente do Pará foi multado em R$ 3,4 milhões por desmatamento e indiciado pela PF por dificultar fiscalização.

Ouro ilegal ultrapassa cocaína e lidera lucros do crime na Amazônia

Garimpo ilegal na Amazônia supera tráfico de cocaína em lucratividade. Estudo revela avanço de facções criminosas e riscos ambientais na região.