Embrapa aplica pesquisa sobre hábitos de consumo de hortaliças durante a pandemia do novo coronavírus

A Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) está realizando uma pesquisa online, em parceria com o Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort), para averiguar o comportamento do consumidor de hortaliças diante do contexto de isolamento social em razão da pandemia da Covid-19. A proposta é compreender as alterações no hábito de consumo, assim como o nível de abastecimento com hortaliças nos pontos de venda.

article?img id=52515979&t=1589999677132

A pesquisa está disponível até dia 24 de maio e os consumidores podem acessar o formulário no seguinte link: www.embrapa.br/hortalicas/pesquisa-consumo-covid-19. O tempo de duração estimada para preenchimento é de três minutos. Entre as espécies de hortaliças contempladas na pesquisa estão: abóbora, alface, alho, batata, batata-doce, cebola, cebolinha, cenoura, coentro, pimenta, quiabo e tomate.

De acordo com Warley Nascimento, chefe-geral da Embrapa Hortaliças e coordenador da pesquisa, a ideia teve como ponto de partida algumas constatações sobre a influência da pandemia na comercialização e no consumo de hortaliças. “Acreditamos que esse contexto influenciou fortemente o mercado de hortaliças em diferentes regiões do País, uma vez que as restrições decorrentes dessa crise afetaram tanto a distribuição quanto a comercialização dos produtos olerícolas. A menor circulação das pessoas nas ruas também tem influenciado negativamente a venda e, consequentemente, o consumo das hortaliças durante esse período”, registra Nascimento em artigo sobre o tema.

Segundo ele, o objetivo da pesquisa é justamente delinear o nível e o alcance dessas mudanças. “Queremos saber o desempenho das hortaliças em meio a esse período crítico que ora vivenciamos – o resultado vai servir para subsidiar ações de pesquisa e de transferência de tecnologia da Embrapa Hortaliças e iniciativas de fomento à produção por parte da Ibrahort”, explica Nascimento.

Ele acrescenta que essa é apenas uma etapa inicial da pesquisa que, certamente, será aprofundada em outras questões que deverão surgir com a crise.

Parceria com Ibrahort

Para Stefan Coppelmans, presidente do Ibrahort, a pesquisa representa uma importante contribuição à cadeia produtiva de hortaliças, na medida em que vai permitir aferir o comportamento dos consumidores nesse período de incertezas geradas pela pandemia. O Instituto representa diversos segmentos da cadeia produtiva do setor olerícola, envolvendo empresas, associações de produtores e sindicatos.

“Na atual conjuntura, as informações que dispomos sobre o consumo e a comercialização de hortaliças são esparsas e insuficientes para que tenhamos uma percepção mais clara da realidade. Dessa forma, os resultados da pesquisa vão contribuir para que possamos discutir com nossos associados e produtores as alternativas para enfrentar as dificuldades”, avalia Coppelmans, ao concluir que unir forças é fundamental nessa época de incertezas.

Fonte: Embrapa

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.

Terras raras, soberania rara

Num mundo em disputa por minerais críticos, semicondutores, dados...

Estudo na revista Nature revela que microplásticos no ar foram superestimados

Estudo revela que microplásticos transportados pelo ar vêm majoritariamente da terra e desafiam modelos globais sobre poluição.