Embalagem de coco e mandioca é criada por pesquisadores na Bahia

Uma embalagem biodegradável foi criada para a exportação de manga na Bahia, grande produtor da fruta. A solução aproveita matérias-primas abundantes no estado: fibra de coco e amido de mandioca.

Desenvolvida por pesquisadores do Senai-Cimatec (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), a embalagem é fruto de uma parceria com o projeto GestFrut – coordenado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura da Bahia. 

Em entrevista à Agência Embrapa, a pesquisadora do Senai Bruna Machado, líder do projeto, explicou como foi composto o produto. “Usamos os nanocristais da celulose oriunda de uma fonte que chamamos de resíduo, a fibra de coco, que tem aproveitamento muito menor que a sua real capacidade. Além disso, é uma matéria-prima abundante e de baixo custo, encontrada no Nordeste. E também usamos como fonte a mandioca, igualmente de fácil acesso e barata, o que dá uma valorização regional ao produto”, salienta.

Os autores da tecnologia atestam que a embalagem se degrada em menos de seis meses após o descarte.

Inovação

A embalagem ainda não está no mercado, mas a intenção é fazer parcerias com o setor produtivo para que isto seja uma realidade. Se for eficiente, pode até ser estendida para outras frutas. 

Anos atrás, outro projeto interessante neste sentido foi desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos do Rio de Janeiro. A equipe criou um tipo de plástico a partir do caroço de manga

embalagem manga

Fonte: Ciclo Vivo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Hidrovias amazônicas: a hora de decidir melhor

Os limites da dragagem e os riscos das concessões convergem para a construção, antes das obras, de uma política de transportes economicamente viável, politicamente correta, socialmente justa e ambientalmente sustentável. A sugestão habitual e sempre nova é do amazonólogo Samuel Benchimol.

Mercadante e a oportunidade de financiar a inteligência da floresta

"O BNDES pode aproximar indústria, biodiversidade e formação científica...

A partir da Amazônia, o Brasil anda sobre duas rodas

“De Manaus sai quase toda a produção brasileira de...

A Zona Franca de Manaus entre a memória e a urna

“Depois dos ataques ao diferencial tributário e dos avanços...

Um milhão de caminhos começam em Manaus

“Ao superar 1 milhão de motocicletas emplacadas em apenas...