Cidade mais ‘doce’ do Amazonas oferece experiência saborosa ao turista

Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus) é a cidade mais “doce” do Amazonas. Com 1.156 colônias de abelhas sem ferrão, o município colhe 4 toneladas de mel entre julho e novembro quando é feita a extração. Para apreciadores do alimento, Boa Vista do Ramos é destino turístico de encher a boca.

O coordenador municipal de meliponicultura do município, Adalberto Guerreiro, diz que 35 famílias, de quatro regiões, estão envolvidas na produção.

O mel, além do consumo in natura, é usado em doces, bebidas e cosméticos. O visitante pode conhecer todo o processo de extração, produção e armazenamento do produto nas comunidades rurais. O processo é no contato direto com a natureza.

Vista aérea de Boa Vista do Ramos: maior produtor de mel no Amazonas (Foto: Clóvis Miranda/Amazonastur)

Com aroma, coloração e leve acidez, o mel de Boa Vista do Ramos possui delimitação territorial ao receber o selo de Indicação Geográfica (IG), que garante a procedência do produto e fortalece a comercialização com a identidade e valor do município.

“O turista quando chega a Boa Vista do Ramos pode procurar a nossa coordenação para realizar a rota. Temos transporte e realizamos um trajeto específico, em que as famílias são organizadas para receber o turista, que pode conhecer o local de cultivo, extração, experimentar o mel e vivenciar a rotina das famílias”, disse Adalberto Guerreiro.

De acordo com o turismólogo da Amazonastur em Boa Vista do Ramos, Ruan Gonzaga, a rota do mel atrai turistas durante o ano todo, fortalecendo a economia local, realizando também o turismo de Base Comunitária.

“A rota do mel de abelha sem ferrão, que é produzida nas comunidades locais, geram emprego e renda com o turismo de base comunitária. Além disso, essas famílias estão preparadas para recebê-los, tanto com a alimentação e hospedagem, gerando uma troca e fortalecimento cultural”, diz.

Abelhas sem ferrão: Boa Vista do ramos concentra colônias no Amazonas (Foto: Emerson Martins/Sepror)
Abelhas sem ferrão: Boa Vista do ramos concentra colônias no Amazonas (Foto: Emerson Martins/Sepror)

Originalmente publicado por: AMAZONAS ATUAL

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Terras raras, soberania rara

Num mundo em disputa por minerais críticos, semicondutores, dados...

Estudo na revista Nature revela que microplásticos no ar foram superestimados

Estudo revela que microplásticos transportados pelo ar vêm majoritariamente da terra e desafiam modelos globais sobre poluição.

Após 10 anos, Brasil atualiza lista de espécies aquáticas ameaçadas de extinção

Nova lista atualiza cenário das espécies aquáticas ameaçadas no Brasil e reforça medidas contra sobrepesca, poluição e perda de habitat.

A Amazônia no limite invisível do carbono – Entrevista com Niro Higuchi

Entre a ciência e a incerteza, os sinais de que a floresta pode estar deixando de ser aliada do clima exigem mais do que medições: exigem discernimento político.

Compostos de copaíba-vermelha inibem entrada e replicação do coronavírus, diz estudo

Estudo revela que compostos da copaíba-vermelha inibem o coronavírus e reforçam o potencial da biodiversidade brasileira.