Desmatamento é entrave para acordo Mercosul e UE

Deputados holandeses aprovaram na quarta-feira (03) uma moção contra a ratificação do acordo de livre comércio da União Europeia com o Mercosul, anunciado há quase um ano, por causa da preocupação com a situação da Amazônia. O partido alega que não há previsões no tratado que protejam a Amazônia ou previnam o desmatamento ilegal. Outros assuntos relacionados aos padrões agrícolas, concorrência desleal e fraudes envolvendo a carne brasileira também foram considerados.

A decisão dos deputados é pertinente, afinal, habitavam a Amazônia Legal em 2010, segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 25.474.365 pessoas. Preservar a segurança desses povos e assegurar a proteção da Amazônia é prioridade, ou pelo menos deveria ser. Isso justifica a decisão dos deputados holandeses, somada à uma outra realidade: no primeiro trimestre deste ano, mesmo com as fortes chuvas do inverno amazônico, a região alcançou a marca recorde para o período de 796,08 km², de acordo com os alertas do sistema Deter, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Fonte: Rede Pará

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

O Amazonas precisa de escolhas à altura de seu povo

"Examinar trajetórias, cobrar preparo e reconhecer o espírito público...

Conheça as propostas de meio ambiente dos candidatos ao governo do Mato Grosso 2026

Conheça as propostas dos principais candidatos ao governo de Mato Grosso para bioeconomia, desmatamento, povos indígenas, energia e clima.

Segurança no trânsito em Manaus: Abraciclo celebra 50 anos em nome da vida

"Na Semana Nacional de Trânsito, a entidade que representa...

O compromisso com o Amazonas atravessa as eleições

“Sem vinculação partidária ou eleitoral, o CIEAM tem razões institucionais para cobrar a preservação das garantias da Zona Franca e a transformação dessas conquistas em investimento, emprego e desenvolvimento regional.”