Desigualdades sociais foram acentuadas na pandemia, alerta Oxfam

Um levantamento da Oxfam revelou que as mil maiores fortunas do mundo precisaram de apenas nove meses para recuperar as perdas econômicas causadas pela pandemia. Já para os mais pobres, por sua vez, o caminho da recuperação é bem mais acidentado e muito mais lento: segundo a análise, eles precisarão de mais de uma década para conseguir se recuperar dos impactos econômicos da crise. “A pandemia de COVID-19 expôs, alimentou e aumentou as desigualdades econômicas, de raça e de gênero”, assinalou a Oxfam. “Nosso injusto sistema econômico está permitindo que os super-ricos acumulem imensas fortunas enquanto dificulta a vida de bilhões de pessoas”.

Outros dados são ainda mais chocantes: os 10 homens (brancos) mais ricos do mundo acumularam cerca de meio trilhão de dólares desde o começo da pandemia, um valor mais do que suficiente para pagar a vacina de todas as pessoas contra a COVID-19. Enquanto isso, nove de cada 10 habitantes de países pobres ficarão sem vacina em 2021; ao mesmo tempo, os países mais ricos compraram uma quantidade de vacinas suficiente para imunizar suas populações inteiras por três vezes. Não foi à toa que o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou que o mundo está à beira de uma “falência moral catastrófica” na distribuição das vacinas, com países africanos, centro-americanos e asiáticos muito atrás na fila da vacinação global.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Energia, o nervo exposto da economia global

"Economia global sob tensão: petróleo, guerras e transição verde...

Amazônia no centro do tabuleiro

"Com “Amazônia no centro”, o mundo voltou os olhos...

A reforma tributária e o Amazonas: a hora de discutir o próximo passo

A transição do sistema tributário brasileiro desloca o debate amazônico da defesa dos incentivos para uma questão mais ampla e mais difícil: qual projeto econômico, territorial e fiscal poderá sustentar o Amazonas nas próximas décadas

Cobra com patas de 100 milhões de anos muda teoria sobre evolução das serpentes

Fóssil de cobra com patas encontrado na Argentina revela novas pistas sobre a evolução das serpentes e desafia teorias antigas.

O que são panapanás? Entenda o fenômeno das borboletas na Amazônia

Panapaná reúne milhares de borboletas na Amazônia e revela conexões entre ciclos dos rios, biodiversidade e mudanças climáticas.