Degradação de ecossistemas está atingindo “ponto crítico” que ameaça intensificar crise climática

A intensificação da destruição florestal e das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera está prejudicando a capacidade das plantas absorverem carbono. Pior: estamos chegando em um “ponto crítico”, a partir do qual as florestas não serão mais armazenadoras de carbono, mas sim emissoras dele. Um estudo publicado por pesquisadores dos EUA e Nova Zelândia na revista Science Advances analisou dados sobre a taxa de fotossíntese entre 1991 e 2015 e constatou que a capacidade de absorção do carbono diminuiu nesse período, inclusive em áreas como a Floresta Amazônica.

A partir dessas informações, os cientistas projetaram um cenário preocupante: na taxa atual de emissões, metade da flora e dos micróbios do solo da Terra pode estar exposta a temperaturas que prejudicam o processo de fotossíntese. Isso é particularmente perigoso em biomas ricos em carbono, como as florestas tropicais das América Latina, África e Ásia e as florestas boreais da Rússia e do Canadá. “Em muitos biomas, o aquecimento contínuo fará com que a fotossíntese diminua, enquanto as taxas de respiração aumentam exponencialmente, alterando o equilíbrio dos ecossistemas de sumidouro de carbono para fonte de carbono e acelerando as mudanças climáticas”, explicou George Koch, um dos pesquisadores envolvidos na análise.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

A insensatez de incendiar a floresta que abastece o Brasil

Com a chuva gerada pela Amazônia avaliada em mais...

Desmatamento na Amazônia atinge menor nível em 41 anos, aponta MapBiomas

Desmatamento na Amazônia cai ao menor nível em 41 anos, com 693 mil hectares perdidos em 2025, aponta MapBiomas.

Incêndios no Amazonas: Abin entra na investigação para apurar suspeita de ação organizada

Ministro aponta suspeita de ação organizada nos incêndios no Amazonas. Força-tarefa abre 120 procedimentos para investigar possíveis crimes.

Promessa de Flávio Bolsonaro contra desmatamento contrasta com atuação no Senado

Flávio Bolsonaro promete zerar o desmatamento ilegal até 2029, mas apoiou e promoveu medidas que reduzem a proteção ambiental.

As miragens de Trump e a conta para o Brasil

"Os Estados Unidos acumulam uma década de superávits comerciais...