Degradação ambiental: colapso do Cerrado pode acontecer nos próximos 30 anos, diz estudo

Uma das áreas de maior biodiversidade do mundo e fonte de grande parte dos estoques de água do Brasil, o bioma Cerrado pode entrar em colapso nas próximas três décadas caso o agronegócio continue avançando sobre seu terreno. Essa é a principal conclusão de um estudo recém-publicado na revista Global Change Biology por um grupo de pesquisadores brasileiros. Eles pesquisaram como a conversão da vegetação nativa em lavouras está acelerando a mudança do clima em um bioma que já teve quase metade de sua área transformada em plantações de soja, milho e algodão e pasto para gado.

De acordo com o estudo, o crescimento da atividade agropecuária nas últimas décadas resultou em um Cerrado mais seco e quente. Entre 1961 e 2019, a temperatura máxima média aumentou 2,24°C, com picos de 4°C no auge da temporada seca, em outubro. Se essa tendência persistir, a temperatura será 6°C mais alta em 2050 em comparação com 1961.

A mudança climática em si já teria esse efeito na região, mas a transformação do Cerrado em lavoura e pasto está intensificando esse processo, o que está tendo efeito sobre os ciclos naturais do bioma. Por exemplo, nos meses de seca, as árvores do Cerrado usam suas raízes profundas para captar água de aquíferos até 15 metros debaixo da terra, o que permite às plantas continuar realizando fotossíntese e liberando água na atmosfera. Sem essas árvores, o processo fica interrompido, afetando a disponibilidade de água e a temperatura do solo. Se isso continuar, o bioma pode sofrer com um efeito-cascata de degradação ambiental, resultando em seu colapso ecossistêmico.

Fonte: ClimaInfo

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Dia da Indústria: a força produtiva da Amazônia e o protagonismo feminino na construção do futuro

Entre desafios logísticos, pressão internacional e transição climática, a indústria do Amazonas consolidou uma experiência singular de desenvolvimento associado à floresta em pé, com mulheres assumindo papel cada vez mais estratégico nos espaços de liderança, inovação e transformação regional.

Quem vai pagar a despesa na confraternização da escala 6×1?

A própria indústria compreende que trabalhadores mais descansados, valorizados...

Carro movido a hidrogênio mira recorde mundial de velocidade e emissão zero

Carro movido a hidrogênio da JCB mira recorde mundial de velocidade e reforça o potencial da tecnologia limpa na mobilidade.

Eco Invest Brasil: Leilão decide investir R$ 13,2 bi para bioeconomia e infraestrutura no país

Eco Invest Brasil destrava R$ 13,2 bilhões para bioeconomia, turismo sustentável e infraestrutura verde, com foco na Amazônia Legal.