Cientistas de SP usam material biodegradável para encapsular fertilizantes agrícolas

Estratégia testada na UFSCar permite diminuir a quantidade de produto aplicado na lavoura, reduzindo o impacto ambiental

Um dos graves problemas ambientais da atualidade são os resíduos de fertilizantes, pesticidas e reguladores de crescimento deixados no solo pela agricultura – principalmente nas unidades produtivas de grande escala. Além do fato de que esses agroquímicos poderiam, em muitos casos, ser substituídos por alternativas ambientalmente saudáveis e sustentáveis, existe o agravante de que eles são, geralmente, aplicados em quantidades muito maiores do que as necessárias, com o intuito de compensar eventuais perdas por volatilização, solubilização ou lixiviação para o solo.

No caso específico dos fertilizantes, uma forma de reduzir a quantidade de material utilizado, promover sua eficiência e minorar tanto quanto possível o impacto ambiental é encapsular os nutrientes com revestimentos biodegradáveis, que garantam sua liberação controlada e gradativa na água e no solo.

Fonte: Um Só Planeta

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Interiorizar o futuro da Amazônia

“O Amazonas precisa transformar suas vocações regionais em cidadania...

Amazônia, energia e memória

A história dos pioneiros amazônicos talvez ensine exatamente isso: desenvolvimento regional nunca foi resultado de fórmulas prontas. Sempre foi fruto de adaptação, coragem e compreensão profunda da realidade amazônica.

BR-319: a estrada que pode redefinir o futuro da Amazônia

BR-319 reacende debate sobre logística, desmatamento, governança e o futuro do desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Amazônia: potencial desperdiçado também no setor aéreo

"Entre gargalos logísticos e apostas regulatórias, a aviação na...

Expo Amazônia Bio&TIC 2026: a floresta entra definitivamente na era da inteligência

Idealizada por Vania Thaumaturgo, a quarta edição do evento...