Cidades litorâneas de São Paulo começam a construir barreiras para barrar avanço do mar

O litoral de São Paulo enfrenta desafios com as mudanças climáticas, levando cidades litorâneas como Ubatuba e Mongaguá a investir em obras de contenção marítima; Ilhabela interrompeu projetos similares devido a cortes orçamentários.

O litoral do estado de São Paulo é um destino altamente preferido pelos moradores do estado, especialmente durante a estação do verão. Apesar de sua grande popularidade, a costa paulista enfrenta desafios significativos devido aos impactos das mudanças climáticas e ao crescente avanço do mar nas áreas litorâneas.

Estratégias de contenção do mar em Ubatuba

Na cidade de Ubatuba, um dos locais mais visitados para turismo de praia em São Paulo, foram aplicados investimentos superiores a R$ 4 milhões em projetos de contenção marítima. Esses projetos incluem a restauração de muros de arrimo na região de Itaguá, entre outras medidas em diferentes pontos da costa.

Cidades litorâneas de São Paulo começam a construir barreiras para barrar avanço do mar

Medidas adotadas em Mongaguá

Em Mongaguá, situada na Baixada Santista, a administração municipal também realizou investimentos significativos. Esses investimentos foram direcionados para a construção de muros defensivos com o objetivo de conter o avanço do mar.

“As obras visam aprimorar a resistência das estruturas contra a força das ressacas e marés. Além de reforços na armação de ferro, as muretas contam com fundações mais profundas e enrocamento, para auxiliar na proteção contra a erosão, provocada pelas ondas”, explicou a Prefeitura de Mongaguá.

Ilhabela e a interrupção de obras

No litoral norte, na cidade de Ilhabela, o governo local começou a expandir a faixa de areia das praias. No entanto, essa iniciativa foi interrompida devido à redução de aproximadamente 50% na receita proveniente dos royalties do petróleo.

mar 1 1

Previsões da Nasa

Conforme um levantamento realizado pela Nasa, nos últimos 30 anos, houve um aumento de cerca de 10 cm no nível do mar. Existe uma previsão de que, se não forem tomadas medidas eficazes contra as mudanças climáticas, o nível do mar poderá subir até 1 metro até o ano de 2100.

“À medida que o planeta esquenta e o gelo polar derrete, nosso nível médio global do mar está subindo”, declarou a Nasa, ao divulgar um vídeo que ilustra o aumento do nível do mar.

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Embrapa investiga como mudar a digestão do gado para reduzir emissões de metano 

Embrapa identifica alvos na microbiota do gado Nelore que podem ajudar a reduzir emissões de metano e melhorar a eficiência alimentar.

Lula assina decreto que põe minerais críticos no Brasil em ordem de prioridade

Lula define três níveis de prioridade para minerais críticos no Brasil, com critérios de abastecimento, relevância econômica e impacto ambiental.

Desastre de Mariana completa 11 anos com registros de peixes com tumores e deformidades

Onze anos após o desastre de Mariana, monitoramento registra tumores e deformidades em peixes, apesar da redução da contaminação.