“Parente da maconha”, cânhamo possui potencial como inseticida natural e aplicações em tecidos

As aplicações industriais e comerciais do cânhamo incluem também materiais de construção, produtos de papel e bioplásticos

Uma das plantas mais antigas da humanidade, o cânhamo guarda uma série de benefícios e utilidades que, aos poucos, vem sendo descobertos e estudados pela ciência. Em um estudo recente da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, foi revelado que o extrato de folhas de cânhamo é capaz de eliminar larvas de mosquitos transmissores de dengue e febre amarela em 48 horas.

Conduzido por Erick Martinez Rodriguez, no processo, foram mortas duas cepas diferentes do mosquito Aedes aegypti, uma que era resistente a inseticidas típicos e outra que não era. “Os mosquitos são um dos animais mais mortais do mundo, principalmente porque, quando adultos, servem como vetores de doenças”, afirma Rodriguez. “É muito importante conseguir controlar essas pragas em um estágio inicial, quando elas estão mais vulneráveis”, reforça o aluno de pós-graduação em entomologia.

Foi revelado que o extrato de folhas de cânhamo é capaz de eliminar larvas de mosquitos transmissores de dengue e febre amarela em 48 horas
Foi revelado que o extrato de folhas de cânhamo é capaz de eliminar larvas de mosquitos transmissores de dengue e febre amarela em 48 horas | Foto: Ravi Kant/Pexels

Inseticidas sintéticos convencionais são ferramentas químicas importantes para matar populações de larvas de mosquitos, mas seu uso desenfreado levou à resistência a inseticidas e outros efeitos prejudiciais ao meio ambiente. Portanto, motivado por estudos anteriores da Universidade de Ohio, que revelaram as propriedades inseticidas e repelentes naturais da casca de uma planta nativa de Madagascar, Rodriguez investigou se o cânhamo poderia ser uma alternativa eficaz e segura aos pesticidas convencionais. Os resultados foram positivos.

Outras aplicações da planta

Essa é uma planta da família Cannabis, parecida com a maconha, mas com baixo teor de THC (tetrahidrocanabinol), o composto psicoativo.

O que foi surpreendente no cânhamo foi a pequena quantidade necessária para ser tão mortal aos mosquitos
O que foi surpreendente foi a pequena quantidade necessária para ser tão mortal aos mosquitos| Foto: Esteban López/Unsplash

Extremamente versátil, além de inseticida natural, o cânhamo pode ser aplicado em:

  • Indústria Têxtil: suas fibras são fortes e duráveis, sendo usadas para fabricar roupas, tecidos e até sapatos.
  • Construção Civil: pode ser transformado em um material chamado “hempcrete” ou concreto de cânhamo, utilizado como uma alternativa sustentável ao concreto convencional.
  • Alimentação: as sementes são nutritivas e ricas em proteínas, fibras e ácidos graxos ômega-3 e ômega-6. Podem ser usadas em barras energéticas, leite de cânhamo, entre outros produtos alimentares.
  • Cosméticos e Produtos de Beleza: seu óleo é rico em nutrientes benéficos para a pele, como vitaminas e ácidos graxos, sendo utilizado em cremes, óleos e produtos de higiene.
  • Papel e Bioplástico: pode ser usado para produzir papel e bioplásticos, substituindo materiais menos sustentáveis.
  • Medicinal: além do óleo de CBD extraído da Cannabis (inclusive cânhamo), o cânhamo em si pode ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, sendo explorado em medicamentos naturais.
Isadora Noronha Pereira
Isadora Noronha Pereira
Jornalista e estudante de Publicidade com experiência em revista impressa e portais digitais. Atualmente, escreve notícias sobre temas diversos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento sustentável no Brasil Amazônia Agora.

Artigos Relacionados

Satélite do Google é capaz de identificar incêndios florestais do tamanho de uma sala de aula

A nova tecnologia utiliza inteligência artificial para analisar rapidamente imagens de satélite das áreas com incêndios florestais e comparar com registros anteriores do mesmo local.

Nova espécie de cacto do Ceará pode desaparecer antes mesmo de ser estudado; entenda

Um grande projeto de mineração para extração de urânio e fosfato pode representar uma ameaça adicional à sobrevivência da nova espécie de cacto.

Cinco meses após mínima histórica, cheia do rio Madeira inunda comunidades em Rondônia

As autoridades estão fornecendo água potável, hipoclorito de sódio para desinfecção e um bote para auxiliar na locomoção segura das comunidades afetadas pela cheia do Rio Madeira.

Cientistas suecos criam método inédito para reciclagem limpa de painéis solares – e ele usa apenas água!

Essa técnica substitui substâncias tóxicas e torna a energia solar ainda mais sustentável, pois permite a reciclagem limpa das células, sem prejudicar o meio ambiente.

Do Diálogo à Ação: O Papel Estratégico de Suframa e CIEAM na Consolidação do II Fórum ESG Amazônia

As iniciativas conjuntas entre a Suframa e o CIEAM se apresentam como um esforço coordenado para consolidar um modelo econômico que respeite as características únicas da Amazônia. A convergência entre governança, inovação, bioeconomia e sustentabilidade representa um novo capítulo na história da Zona Franca de Manaus, apontando para um futuro onde crescimento econômico e preservação ambiental caminham lado a lado.