Caldeirada de tucunaré é opção de prato com sabor amazônico

Que tal se aventurar na cozinha e preparar uma receita prática e deliciosa com a cara da Amazônia?

Que tal se aventurar na cozinha e preparar uma receita prática e deliciosa com a cara da Amazônia? Confira o passo a passo da caldeirada de tucunaré:

Ingredientes

1 tucunaré grande
3 cebolas médias
3 tomates
2 pimentões
5 cabeças de alho
3 batatas
1 maço de cheiro verde (coentro, cebolinha e chicória)
4 ovos
Azeite de oliva
Sal
Colorau (pode substituir por cúrcuma)
Vinagre
4 Limões
Farinha (para o pirão)
Pimenta do reino
3 Pimentas de cheiro

Modo de preparo

Em uma panela, acrescente todas as verduras picadas e refogue até dourar. Em seguida, acrescente o sal a gosto. O próximo passo é juntar os pedaços de peixe (já marinados) para pegar o sabor das verduras. Coloque o colorau para dar uma cor especial ao peixe.

Após alguns minutos no fogo, acrescente a água fervida até cobrir todo peixe. 

Foto: Leandro Tapajós/Rede Amazônia

Modo de fazer

Em uma panela cozinhe os ovos e as batatas cortadas em cubos. Em outra panela, coloque o óleo e as verduras (todos cortados em pedaços grandes). Refogue os ingredientes por dois minutos, então, acrescente os pedaços de peixe (marinados). Depois de um tempo, coloque o colorau e misture.

Em seguida, acrescente a água aquecida e um pouco de sal. Deixe em fogo médio até levar a fervura, mais ou menos, 10 minutos. Não deixe por muito tempo, pois, a carne pode amolecer. Inclua, o cheiro verde cortado em pedaços pequenos, azeite, as batatas e ovos cozidos.

Pirão

Para o pirão, ponha um pouco do caldo do peixe em outra panela, acrescente um pouco de cheiro verde e uma colher de manteiga. Em fogo brando, inclua aos poucos a farinha. Mexa até engrossar. Sirva acompanhado de arroz e farinha uarini. 

Fonte: Portal Amazônia

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Amazônia, as nuvens carregam e distribuem bioativos

Pesquisa com participação de Paulo Artaxo revela que gotículas de neblina carregam micro-organismos vivos e compostos bioativos, ampliando o papel da atmosfera na dinâmica da floresta.

Entre a norma e a sobrevivência: quem entender primeiro, lidera

Iniciativas como essa, conduzidas por CIEAM, FIEAM e com...

BR-319: reconstruir não é tudo 

"A reconstrução da BR-319 não será simples. Há um...

Barcelona e o dever da resistência

"Um chamado à responsabilidade política em um tempo em...