Biden volta a ameaçar punir o Brasil por desmatamento na Amazônia

O Brasil pode sofrer “consequências econômicas significativas” se não mudar sua política ambiental e continuar permitindo a devastação da Amazônia, como vem fazendo nos últimos dois anos, em que permitiu seguidos recordes de queimadas na região.

Essa é a promessa de Joe Biden, candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, em entrevista à revista Americas Quarterly – que foi realizada em março, mas publicada somente agora, faltando poucos dias para as eleições, em um especial sobre quais as plataformas dos dois principais candidatos desta eleição (além de Biden, o atual presidente Donald Trump, do Partido Republicano) a respeito da América Latina.

Na entrevista, Biden diz que considera a situação da Amazônia bastante grave, considerando a ideia de “Novo Pacto Verde” – ou “Green New Deal”, uma proposta presente em sua plataforma, herdada de um projeto cuja iniciativa partiu da deputada Alexandria Ocasio-Cortez  e do senador Bernie Sanders, seu adversário nas eleições prévias, ambos da ala mais progressista do Partido Democrata –, e que pretende “reunir o mundo”, caso o governo de Jair Bolsonaro não se responsabilize pela proteção da floresta.

A declaração não é tanto uma novidade, já que o candidato havia feito a mesma ameaça durante o primeiro debate contra Donald Trump, em setembro, mas chama a atenção por voltar à tona dias antes da eleição, e com boas chances de que ele seja eleito – ou ao menos é o favorito segundo as pesquisas mais recentes, que dão vantagem de 10 pontos à sua candidatura.

Fonte: Revista Fórum

Redação BAA
Redação BAA
Redação do portal BrasilAmazôniaAgora

Artigos Relacionados

Mais de R$ 92 bilhões do crédito rural chegaram a imóveis com alertas de desmatamento, aponta MapBiomas

Crédito rural somou R$ 92,4 bilhões em imóveis com alertas ambientais, entre 2019 e 2025, segundo levantamento do MapBiomas.

Apreensões de ouro ilegal avançam 830% com novas rotas pela Amazônia

Apreensões de ouro ilegal crescem 830% e revelam novas rotas de contrabando pela Amazônia, sobretudo no Pará e em Roraima.

A Amazônia e a soberania climática do Brasil

"Preservar a Amazônia significa preservar a capacidade do Brasil...

Gilberto Mestrinho e a soberania amazônica, um preceito sagrado

"A defesa da floresta, para o lendário  governador Gilberto...