Tag: Universidade de São Paulo

BR-319, a vitrine da Bioeconomia sustentável da Amazônia

"É bem verdade que, desde Platão, as aparências enganam e o que pode parecer crime, sob uma ótica mais holística, pode ser eficaz mecanismo para diluir o imbróglio ambiental com o atendimento das demandas sociais. […] Enfatizando: a melhor maneira de proteger um bem natural é atribuir-lhe uma finalidade econômica sustentável."

O preço das mudanças climáticas para a agricultura brasileira

Artigo do ex-bolsista da Cátedra Escolhas de Economia e Meio Ambiente de 2017, Bruno Souza, e co-autorado por Eduardo Haddad, economista e professor da Universidade de São Paulo, projeta os impactos econômicos das mudanças climáticas na produção agrícola brasileira e é publicado na renomada revista internacional Spatial Economic Analysis.

Microplásticos são identificados em pulmão humano pela primeira vez

Pesquisadores da USP encontraram resíduos plásticos em 13 de 20 amostras de tecido pulmonar analisadas

Sustentabilidade, pioneirismo e utopia na Amazônia – Coluna Follow Up

Gilberto Freyre, o pernambucano de Casa Grande & Senzala, reconheceu em Samuel Benchimol a referência necessária, teórica e vivencial para a compreensão da esfinge amazônica.

Danos além do desmatamento

O estudo concluiu que além da perda da biodiversidade, houve também grande impacto no seu estoque de carbono florestal.

Negritude é tema de publicação da Biblioteca Brasiliana

Nova edição do “Boletim 3×22” discute “Quilombismos”, com participação de artistas e ativistas negros

Artigos populares

Amazonas sob o fogo cruzado do crime organizado: e se não fosse a Zona Franca de Manaus?

Enquanto as facções transformam rios, fronteiras e riquezas florestais...

Panamá, um espelho sugestivo para Manaus

"Manaus não precisa transformar-se numa cópia da Cidade do...

O rio contempla um novo amanhecer da indústria do Amazonas

O Painel da Economia Amazonense registra queda da atividade...

A educação exige lentes capazes de enxergar cada aluno

"Uma política educacional responsável precisa localizar quem ficou fora...

Bioeconomia na Amazônia avança, mas estudo revela gargalos que travam expansão

Estudo mapeia a bioeconomia na Amazônia em três territórios e revela avanços, desafios e soluções para a floresta em pé.