No dia 20 de setembro, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) celebrou 19 anos de dedicada atuação na vasta e...
A segunda edição do Meetup Acelera acontece nesta semana, de forma online e presencial. O evento contará com a presença de especialistas retratando o potencial da bioeconomia na Amazônia com foco no açaí.
Diante a crescente preocupação com a poluição de plástico no mundo, e os achados de microplástico dentro de organismos humanos e alimentos, a iniciativa - fruto da colaboração da WTT e do Programa Prioritário de Bioeconomia, o PPBio, gerenciado pelo Idesam - está criando um novo produto a partir da castanha-do-Brasil: o bioplástico da Amazônia.
Pesquisas de grandes varejistas tem identificado uma mudança no perfil dos usuários de e-commerce, e isso tem dado o tom em novas políticas das marcas que se preocupam de fato com o impacto ambiental de seus produtos e negócios. Veja mais o que foi exposto em evento nessa semana em Manaus.
“A rigor, o Fundo de Sustentabilidade da Amazônia já existe. São fundos que já foram criados, são mantidos e legalmente assegurados pela ZFM, mais precisamente pelas empresas do Polo Industrial de Manaus. Eles são focados, de modo especial, na interiorização do desenvolvimento. São repasses que já existem, e faz muito tempo, mas não foram capazes de remover os deploráveis IDHs do beiradão, portanto, ainda não são efetivos. Quando é que vamos parar para por em pauta essa questão?”
Abrigando um enorme potencial de desenvolvimento e geração de riquezas a bioeconomia na Amazônia vem se solidificando com uma das grandes bandeiras de construção de um futuro mais sustentável e transformar a vida de milhares de brasileiros
Ele nos recorda uma lição simples e fundamental: o verdadeiro progresso continua sendo aquele que coloca o conhecimento a serviço das pessoas, da prosperidade e da floresta.