Uma investigação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que a contaminação por mercúrio está afetando quase toda a população de nove aldeias indígenas yanomamis...
Pesquisadores da Fiocruz descobrem contaminação alarmante por mercúrio em indígenas Munduruku, afetados pelo garimpo ilegal no Pará, enquanto o Exército considera reforço para combater a prática e o desmatamento na Amazônia.
Apesar das promessas na campanha do presidente Lula de banir o mercúrio no garimpo, a Operação Hermes evidencia a complexidade e a resistência do mercado clandestino do metal no Brasil, desafiando os esforços governamentais para a erradicação dessa prática nociva.
O avanço desenfreado do garimpo no Brasil em 2022 desencadeia uma crise de contaminação por mercúrio na Amazônia. Com 4.114 pontos de mineração ilegal identificados, fica a dúvida de quais serão as consequências e iniciativas de reparo para as comunidades ribeirinhas e indígenas
Estimativas da OTCA indicam mais de 4 mil pontos de garimpo ilegal que despejam anualmente mais de 150 toneladas de mercúrio
A crescente atividade de...
Ele nos recorda uma lição simples e fundamental: o verdadeiro progresso continua sendo aquele que coloca o conhecimento a serviço das pessoas, da prosperidade e da floresta.